Esta aplicação, que anteriormente se chamava de Centrino Hardware Control, está desenhada para trabalhar com computadores portáteis e permite prolongar a vida útil da bateria, reduzir a temperatura dos componentes ao ajustar a velocidade do processador de acordo com as suas necessidades.
Funciona com todo o tipo de computadores portáteis (notebooks, tablet’s, etc) sendo Intel ou AMD, mas algumas funções apenas estão disponíveis nos novos Intel Pentium Core.
Ainda relativamente às funções que o programa oferece, destaca-se:
- prolong the battery lifetime and cool down the system with CPU Voltage Control and ATI Clock Control.
- full processor speed control with custom dynamic switching and CPU Speed Control (CPU policy)
- monitor the battery charge level and system temperature.
- control and monitor the Hard Drive with S.M.A.R.T management, acoustic & advanced power management and Hard Drive temperature monitoring.
- reduce noise with Notebook FAN Control (not for all Notebooks).
Apesar de ser uma aplicação gratuita e de uso pessoal, existe uma versão Profissional onde para além de todas as funções da versão pessoal estão disponíveis as seguintes funções: Múltiplos Perfis (permite configurar múltiplos perfis de utilização de uma forma mais fácil e eficiente); a aplicação é iniciada num Serviço do Windows (permite que esta aplicação possa ser executada pelos vários utilizadores (contas do Windows) no mesmo portátil); Para uso comercial, permite ainda com o registo para uso Profissional, que esta aplicação continue a ser desenvolvida.
Segundo a minha análise, está é uma aplicação muito útil e, de facto, para quem usa computadores portáteis, um dos factores mais importantes é a autonomia da bateria.
Um dos perfis deste programa que usei na sua plenitude foi o CPU Setting: Max Battery, ou seja, forçou o processador a trabalhar a velocidade de relógio próximo dos 600MHz (já que o meu processador é um Pentium M a 1.6GHz), diminuindo assim a dissipação de calor, o consumo energético e maximizando a duração da bateria.
Outro aspecto é o Dynamic Switching, onde a velocidade do CPU se adapta conforme a necessidade de processamento. Nota final, aconselho vivamente esta aplicação, por exemplo para os portáteis que não incluem software proprietário de controlo de energia (no meu caso um Toshiba, já vem com o TOSHIBA POWER MANAGEMENT). Aplicação Indispensável!