O formato PDF (Portable Document Format) tem vindo lentamente a tentar ganhar o seu espaço merecido. É um formato que foi inicialmente idealizado para permitir uma partilha de documentos de forma simples e fácil. Cada vez mais é considerado o formato “de facto” para disponibilização de documentos na Internet.
Uma das ferramentas de edição de PDF’s mais utilizada é o Nitro PDF. Esta é uma ferramenta de edição profissional muito completa, que permite aos utilizadores tirarem partido deste formato e de um grande conjunto de ferramentas optimizadas para a criação de documentos. Mas agora a Nitro resolveu disponibilizar uma ferramenta de leitura de PDF’s que consegue sobressair das restantes, o Nitro PDF Reader.
A característica que imediatamente salta à vista dos utilizadores desta ferramenta é sem dúvida a sua interface. Com uma imagem muito próxima do que é utilizada na nova versão do Office (2010) esta interface é simples e agradável. Todos os comandos estão bem ordenados e são de fácil acesso. Existem 3 separadores, onde estão arrumados os ícones por função. O separador File, que agrupa todas as funções referentes aos ficheiros e sua gestão, o separador Tasks, que agrupa as principais funções e o separador Help, que tem as funções de suporte à ferramenta.
Apesar de este não ser um editor de ficheiros PDF, reúne já um conjunto de funções que nos permite trabalhar de muitas formas os documentos que temos ou recebemos. Podemos abrir vários ficheiros simultaneamente e estes são arrumados em separadores distintos dentro da ferramenta. Desta forma fica simples trabalharem em diferentes documentos, mas dentro da interface do Nitro PDF Reader.
As funções relativas à visualização dos documentos são as normais de outras ferramenta, sendo disponibilizado o zoom, a possibilidade de rodar a página ou a forma de ver o documento (à largura da página, à largura da aplicação ou em ecrã inteiro).
Existem no entanto funções que distinguem o Nitro PDF Reader de muitas outras aplicações idênticas existentes. Esta ferramenta permite que adicionemos de forma simples notas aos documentos, caixas de texto ou imagens. Podemos ainda aplicar ao texto alguns realces, na forma de sublinhados, rasurados ou destaques.
Outra funcionalidade que não é disponibilizada em muitas outras aplicações, e que está presente no Nitro PDF Reader, é a capacidade de serem feitas conversões de e para ficheiros. Com estas funcionalidades podemos de forma simples converter documentos noutros formatos para o formato PDF, mantendo a formatação existente. Nesta versão são suportados mais de 300 formatos de ficheiros.
De forma inversa, e recorrendo também às ferramentas de conversão, é possível converter documentos PDF em formato de texto. No entanto neste caso apenas é possível converter para ficheiros de texto, sem qualquer formatação. Apenas é aproveitado o texto, sendo descartadas as imagens. No entanto estas podem ser extraídas utilizando a função de extracção de imagens.
Engraçada e muito útil é a capacidade de podermos fazer conversões de documentos com um simples drag-and-drop dos ficheiros dentro da aplicação ou simplesmente largando-os no ícone do Nitro PDF Reader que tiverem no Ambiente de Trabalho.
Esta ferramenta integra-se de forma muito completa com o Outlook, permitindo a pré-visualização de PDF’s dentro deste. É ainda instalada uma impressora virtual para que possam imprimir directamente para o Nitro PDF Reader e fazerem uma conversão automática.
O Nitro PDF Reader, apesar de ser uma ferramenta ainda muito recente, tem já na sua génese funções que não são encontradas na maioria das ferramentas gratuitas de leitura de PDF’s. É tão capaz como as demais aplicações, mas promete muito face ao que disponibiliza para já.
Se procuram um pouco mais dos softwares que utilizam para visualizar PDF’s então está uma alternativa a ter em conta e a testarem.