Sempre que a nossa máquina está a aceder à Internet ou à rede local são trocados pacotes entre esta e o servidor de destino. Para monitorizarem essas ligações e em especial o comportamento da placa de rede existem diversos softwares, alguns deles bem complexos de usar.
Se a vossa vontade é apenas monitorizar a utilização da vossa placa de rede então o NetTraffic é uma excelente opção, principalmente por ser simples de usar, mas ao mesmo tempo bastante costumizavel.
Com o NetTraffic vão poder verificar de forma simples de rápida a utilização que está a ser dada à vossa placa de rede, quer no sentido de entrada ou no sentido de saída da máquina. O NetTraffic tem ainda a particularidade de poderem escolher que placa pretendem monitorizar.
A interface do NetTraffic permite que vejam a ferramenta de forma expandida, onde têm acesso directo a todas as opções, ou de forma compacta, onde apenas têm acesso aos gráficos de ocupação da placa.
Para além da representação da ocupação numa barra para o upload e outra para o download, o NetTraffic tem ainda disponível a taxa de ocupação para cada um desses “sentidos” e a ocupação máxima atingida nessa utilização.
Outra forma que o NetTraffic tem para nos mostrar a utilização da largura de banda e da ocupação da placa de rede é através de um ícone que é alojado na Área de Notificação. É também aqui que podem ver a alarmística que pode ser activada, em função da regra que definirem.
As configurações do NetTraffic estão divididas em duas áreas distintas. A primeira, de nome General, é onde podem ser configuradas as definições genéricas do NetTraffic.
Definam nesse separador qual a escala a ser usada para as barras de ocupação, se pretendem ou não a presença do ícone da Área de Notificações, qual o título da janela e se pretendem que seja mostrado o valor máximo atingido.
No segundo separador podem encontrar as definições associadas à forma como o NetTraffic faz as recolhas de dados. Definam qual o tempo de refrescamento, do texto e das barras, e qual a regra para apresentação dos alarmes.
Estes permitem que seja definido um valor para o alarme e a forma como este deve ser activado. As possibilidades são acima de ou abaixo do valor que definiram antes.
O NetTraffic é uma ferramenta que vos vai permitir ter uma noção real da ocupação que a vossa placa de rede está a ter. Com uma interface simples e sem complicações, tem a vantagem de ser uma aplicação portátil.
Testem o NetTraffic e verifiquem se a utilização da vossa placa é a esperada ou se devem pensar em trocar por uma com maiores velocidades de transferência.