A americana AOL lançou a mais recente versão do conhecido browser Netscape Navigator. Promete mais velocidade, flexibilidade, uma interface limpa e mais segurança, referem que bate mesmo qualquer outro navegador lançado até hoje.
É assim que a AOL define o seu navegador. Baseado no Firefox, o Netscape apresenta uma estrutura muito similar mas num nível superior de acessibilidade só possível usando o melhor do Firefox, como os separadores, menus de contexto e barras de menu. Provavelmente a superioridade advém das opções escolhidas para o motor do browser, o Netscape corre em dois potentes motores, “Mozilla Foundation’s Gecko engine” que é usado no Firefox e que foi usado em versões antigas do Netscape e o famoso motor do Microsoft Internet Explorer.
Logo desta conjugação poderão ver as potencialidades que a navegação todo-o-terreno vos proporcionará.
Tendo em conta que o Navigator 9 é baseado nas mais recentes tecnologias da Mozilla podemos perceber algumas capacidades que esta versão adopta, ao contrario das versões anteriores do Netscape Navigator.
Seguindo uma linha limpa como referi anteriormente, o Navigator perdeu o seu cliente de e-mail embutido desde a primeira versão e também ferramentas como o “newsgroup reader” e o “HTML composer”.
Perdeu umas mas ganhou muitas mais, únicas do Netscape Navigator 9:
- Aspecto atualizado. O tema do Netscape Navigator 9 dá mais espaço de visualização, mais claridade para navegar.
- Corrector de URL. Navigator 9 automaticamente corrigirá as URLs mais comuns e aprenderá quais as que o utilizador mais visita. Por exemplo, se inadvertidamente escrever googlecom, ele interpretará google.com. São 30 tipos diferentes de possíveis erros que este browser lhe perguntará para confirmar e guardar como experiência de futuro.
- Restart Netcape. Uma função que dá jeito para reiniciar o browser sem perder os separadores que continuarão abertos.
- Área de texto ajustável. Arraste com o botão direito os cantos do texto para cima do browser aumentando, se necessário, o espaço de leitura.
- Separador de histórico. Pode agora ter um histórico de aberturas por separadores, como se fossem páginas, mas identificadas em separadores, podendo ser repostas como estavam antes de as fechar.
Além destas alterações, muitas outras estão também presentes no novo Netscape Navigator 9, um browser certamente a ter em conta entre a luta instalada na aldeia global.