Como já referi várias vezes o Pplware tem passado algum conhecimento, tem permitido a troca e a partilha de informações e tem ampliado o nosso espírito investigador.
Assim e seguindo uma dica do nosso visitante Evil Mota lá fui eu para o laboratório. E lá vou encher os tubos de ensaio.
nCleaner second é uma aplicação muito interessante. Esta aplicação ganha agora nova vida, durante o seu crescimento e desenvolvimento foi uma aplicação paga, agora totalmente freeware vem combater por um lugar nas preferências dos utilizadores.
Depois de a instalar nos meus Windows XP e Vista corri as várias ferramentas disponíveis, sem duvida que temos aqui um excelente proposta.
Clean System é a nossa conhecida limpeza de registo, foi rápido e eficaz, entrou mesmo por limpezas nunca antes encetadas pelo CCleaner. Primeiro faz um scan ao registo e depois possibilita remover todas as entradas inválidas de forma permanente.
Sugiro que antes façam a limpeza do disco, no meu caso removeu mais de 2GB de lixo (temporários, ficheiros de instalação, reciclagem, pacotes de actualizações, temporários de navegação, temporários do messenger, etc.) em pouco mais de 20 segundos
Find Junk é outra ferramenta que ajuda a encontrar e remover lixo do nosso sistema. Lembro que um dos males que aflige a performance do nosso computador é o lixo disperso pelo disco impedindo uma rápida indexação dos dados que realmente interessam. Além disso a ocupação do espaço custa dinheiro, poderemos pensar que temos um disco cheio e que temos que adquirir outro quando afinal 10 ou 15 gigas é lixo.
Podemos parametrizar uma pesquisa por extensões que entendemos como sendo lixo (log, chk, thumbs.db, bak, old, etc…), além das muitas vindas já por defeito. Aqui a limpeza é mais rigorosa, indo mesmo dentro de pastas dentro de pastas… para sacar ficheiros que não interessam ao actual estado de funcionamento de aplicações.
Tweak é já um extra de personalização do nosso sistema operativo. Com esta ferramenta podemos activar e desactivar funções do Windows. Uma das características que gostei foi a percepção que esta aplicação teve de alguns tweaks que eu havia feito no meu sistema operativo. Tenha no entanto atenção às alterações, estas podem condicionar o normal funcionamento e as rotinas do seu computador.
Para um óptimo funcionamento do Windows o utilizador tem a possibilidade de gerir quais as aplicações que o sistema carrega no arranque. Devo lembrar que apenas deverá ficar no arranque os sistemas de segurança, como o antivírus e antispayware, o restante pode ser desactivado. Mas se algo que desactivar for necessário pode ir ao arranque e voltar a activar, nada será perdido.
Poderá também, caso seja um entendido na matéria, alterar desligando ou ligando linhas do registo que controlam o arranque de serviços e aplicações.
Além destas opções que mostrei pode ainda usufruir de outras como agenda de trabalhos, um monitor em tempo real para os recursos do sistema e espaço do disco, mais umas quantas opções interessantes.
Como sei que me vão questionar qual será melhor entre o CCleaner e este nCleaner deixo desde já a minha preferência por esta aplicação, ambos em funcionamento gastaram de 9 a 11MB de memória para executar as tarefas. Este no entanto é super mais completo e pareceu-me no registo mais eficaz.
Alerto que façam um ponto de restauro antes de mexerem com esta aplicação e claro, deixem aqui as vossas opiniões.