Pplware

Mz CPU Accelerator – Gerir prioridades no processamento

Novamente falamos de ferramentas que conseguem melhorar a performance real do vosso Windows. Não a performance no total, mas a performance que verdadeiramente nos interessa e que é a que queremos para a nossa utilização do momento. Procuramos sempre que o programa que estamos a tenha o melhor desempenho possível e que não esteja a partilhar recursos com os restantes, sendo nesse momento o mais importante e aquele a que o sistema está a dar a maior atenção e a maior quantidade de recursos.

Já vos apresentámos vários e todos com uma abordagem diferente. O Mz CPU Accelerator é mais uma alternativa e mais uma vez, com uma abordagem diferente.

Esta ferramenta consegue dar a prioridade máxima ao processo que está activo e seleccionado. Ao mesmo tempo diminui a prioridade dos restantes, que estão em execução mas que estão apenas em espera e que não estamos a usar. Desta forma consegue que o sistema operativo canalize a maioria dos recursos para o processo mais importante em detrimento dos outros, que são acessórios.

A sua interface está dividida em quatro zonas distintas e em cada uma delas podemos gerir de forma mais fina o processo de gestão dos recursos do sistema. Na zona inferior da interface temos acesso a um conjunto de acções onde podemos, de forma rápida, activar ou desactivar o Mz CPU Accelerator ou aceder a parâmetros de configuração em tempo real.

Na primeira zona temos toda a informação do sistema. Ai é apresentado qual o processo que está a ter a atenção do sistema, a quantidade de processos que foram já prioritizados, a velocidade do processador, o número de core’s desse mesmo processador e informação gráfica do sistema.

A segunda zona é a que está dedicada à parametrização do Mz CPU Accelerator. Aí podem definir qual o grau de prioritização pretendida (acima do normal, alta ou em tempo real). Os restantes parâmetros são os genéricos das aplicações.

De seguida têm as exclusões, ou seja, os processos a que o Mz CPU Accelerator não vai aumentar a prioridade se estiverem activos. Será mostrada a lista de processos activos e ai podem escolher os que pretendem adicionar.

Esta possibilidade permite que tenham processos que conhecem e sabem que não precisam de recursos extra fora do alcance do Mz CPU Accelerator e assim conseguem também evitar o consumo desnecessário.

O último separador é o que está dedicado à gestão do processador. Vão poder associar processos a core’s específicos dentro do processador e assim terem um controlo mais fino do que o processador está a fazer e controlar que processos estão em cada momento a ter a atenção de cada um dos core’s (se tiverem um processador multi-core).

Esta ferramenta permite, tal como as que apresentamos em artigos anteriores, que tenham um controlo maior e mais preciso dos recursos que o vosso sistema operativo está a alocar a cada um dos processos e assim optimizar e melhorar a resposta e rapidez do sistema. Softwares que exijam mais processamento vão deixar de estar à espera que outros menos necessários libertem esses recursos.

Usem o Mz CPU Accelerator e de certeza que vão notar melhorias na utilização do vosso Windows. Tudo o que ela faz é possível fazer de forma manual no Gestor de Tarefas do Windows, mas a vantagem é que é tudo feito de forma automática e sem terem de estar constantemente a mudarem a prioridade dos vossos processos.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Mz CPU Accelerator 4.1 [1.28MB]
Homepage: Mz CPU Accelerator

Exit mobile version