Este é mais um software que lhe permite salvaguardar conteúdos em pastas protegidas. Normalmente um computador em casa não serve só um utilizador, (ok, falo por mim), quer o portátil quer o desk, volta não volta, estão a ser usado para outros fins, a sério, não é a primeira vez que está a dar o Noddy ou a Hello Kitty. Acho que alguém cá em casa ainda não percebeu para quer serve de facto um computador.
Com este movimento nos Pc’s é óbvio que se torna necessário guardar algum material, algum mais sensível, outro muito importante que nas mãos de determinados “users” pode “evaporar”. Estão a rir? Pois estas coisas só me acontecem a mim estou a ver!
My Lockbox é super simples de utilizar: ao instalar escrevemos logo a password e depois de reiniciar estamos prontos a meter para o cofre.
Algumas características:
- A pasta cifrada fica oculta até ao momento em que introduzimos a password.
- A pasta fica disponível nos “Meus documentos”.
- O ícone na barra de tarefas permanece também oculto e aparece quando solicitamos o acesso à aplicação.
- O Painel de controlo permite algumas opções, por exemplo podemos ocultar mesmo em modo de segurança a pasta My Lockbox.
- Podemos definir nas opções se queremos o ícone da aplicação, na barra de tarefas, oculto ou visível.
- Podemos configurar teclas rápidas para abrir o painel de controlo, útil se este estiver sempre oculto.
- Podemos alterar a password no Painel de controlo.
- Uma particularidade, a meu ver inútil, é a troca de skins que está também disponível
Muito discreto e eficaz, depois de fechado este cofre, nada o consegue arrombar, quer por tentativas locais quer remotas.
Para ter acesso ao conteúdo ou ao painel de controlo da aplicação tem de ser o detentor da palavra mágica, caso contrário fica do lado de fora.
Nada de outro mundo, é certo, o seu peso no sistema é relativo, cerca de 10 megas podia consumir menos mas em termos de facilidade e segurança traduz-se numa aplicação interessante. Outra das particularidades é a compatibilidade com os sistemas a 64bits.
ATENÇÃO: A nova versão 1.4 do Lockbox, não é compatível com as versões anteriores. Logo, não poderão abrir as pastas fechadas com versão anteriores, deverão desbloquear as pastas, remover a aplicação, instalar a nova e voltar a proteger a pasta ou pastas em causa.