Pplware

Multiple Search and Replace, procura e substitui texto…

 …em múltiplos tipos de ficheiros ao mesmo tempo!

Hoje em dia um editor de texto, não importa qual o sistema operativo, traz incluída uma função simples ou relativamente fácil de interagir para substituir um texto no documento. Já a função de pesquisar, especialmente a pesquisa em vários documentos pode ser um desafio maior. Mas e se necessitamos substituir o texto através de um grande número de ficheiros? Ou até em vários formatos? Torna-se evidente que a ajuda especializada tem de entrar em acção.

Na senda das questões acima colocadas apresentamos o poderoso Multiple Search and Replace que oferece a possibilidade de pesquisar o texto que definirmos em vários ficheiros ao mesmo tempo: texto simples (TXT ou outros), PDF, Word, Excel, PowerPoint, entre outros e, se assim o desejarmos, substituir esse mesmo texto por outro à escolha. Vamos conhecer?

O processo começa com a construção da nossa pesquisa que pode conter vários termos de pesquisa e em várias linhas. De momente ainda não existe suporte para os chamados operadores lógicos: AND, OR, NOT , XOR , NEXT, expressões regulares, etc.

Contudo há uma enorme flexibilidade na definição de textos e localizações de onde pretendemos pesquisar, por exemplo, é possível procurar ficheiros por localização, tipo, tamanho e atributos, bem como pelas modificações, pela sua criação ou até o último acesso. A verdade é que as pesquisas e respectivas necessidades que a tornam mais ou menos complexa poderão ser gerados com apenas alguns cliques no rato.

Por outro lado, nos critérios de pesquisa também se pode incluir o número de partes de um ficheiro, a linha do mesmo ou até a página, a posição de um caracter numa uma linha, entre outras completas funções.

Para iniciar basta escrever a expressão que pretendemos procurar e clicar em FIND, do lado direito da janela. Caso pretendamos efectuar alguma substituição podemos definir tudo muito bem através uma vasto conjunto de opções que inclui a indicação de uma localização previamente definida por nós.

Nos separadores podemos encontrar as seguintes opções:

Uma vez terminada a pesquisa podemos navegar por uma lista de ficheiros, ainda que básica, mostra todos os resultados. A partir da listagem seremos capazes de copiar, mover, excluir ou comprimir os ficheiros encontrados ou, caso pretendamos proceder à impressão ou guardar a listagem. Os ficheiros podem ser editados de forma manual seja através do programa seja atrvés de um editor externo.

Para quem gosta verdadeiramente de automação então há boas notícias: o Multiple Search and Replace traz consigo também uma interface de linha de comandos.

No fundo, podemos concluir que o Multiple Search and Replace é uma poderosa e útil ferramenta de pesquisa que apresenta uma generosa lista recursos fora do comum, especialmente se tivermos em conta que se trata de um programa gratuito. Intimidante de início mas adaptável de seguida é a melhor forma como podemos descrever este programa. Preparem-se para encontrar tudo e mais alguma coisa!

NOTA MUITO IMPORTANTE:

Durante a instalação o programa tenta instalar aplicações terceiras NADA NECESSÁRIAS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA EM SI. Os utilizadores DEVERÃO, AQUANDO DO PROCESSO DE INSTALAÇÃO tal como sem vê na imagem acima, CLICAR DUAS VEZES EM DECLINAR de forma a não instalar software que nada tem a ver com esta aplicação.


Licença: Freeware / Adware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7 / 8
Download: Multiple Search and Replace 2.0 [1.69 MB]
Homepage: 4dots Software

Exit mobile version