Com suporte para separadores
Como já tive oportunidade de referir em outros artigos, sou um “viciado” em SSH para acesso remoto as minhas máquinas. O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux. Como cliente costumo usar o pequeno mas poderoso Putty.
Para gestão das ligações usava até agora o Auto Putty (já analisado aqui no pplware) mas recentemente conheci o MTPutty. Vamos conhecer melhor esta aplicação.
O MTPutty (Multi-Tabbed PuTTY) é uma aplicação que permite ter várias sessões do putty a correr num só aplicação. O MTPutty possui muitas características interessantes, das quais destacamos:
- Suporte para todas as funcionalidades do Putty (incluindo os protocolos SSH, Telnet, Rlogin, Raw)
- Simples de usar e gerir todas as sessões (possibilidade de guardar as credenciais de acesso ao servidores)
- Possibilidade de correr um script nas várias máquinas remotas
- Suporte para separadores
Depois de instalar o MTPutty, é necessário indicar onde possui o cliente putty. Caso não possua, pode fazer download aqui
De seguida basta configurar os parâmetros da sessão (Raw, Telnet, Rloling ou SSH) e indicar um o endereço IP/nome do servidor e credenciais de acesso.
O MTPutty é sem duvidas uma ferramenta útil, que aproveita todo o potencial do putty e disponibiliza uma interface leve e simples para gestão de sessões. Esta é mais uma das aplicações que está na minha pasta de favoritos.