Pplware

Mozy – Backups online

Ao longo destes vários anos, temos falado em muitos serviços que de uma forma geral ajudam a melhorar a nossa performance tecnológica. Uma das vertentes a que demos particular atenção foi à segurança dos dados. Falámos em muitos serviços de backup, principalmente backup offline. Hoje queremos deixar-vos uma sugestão online.


Mozy Basicamente, o serviço Mozy actua como se fosse um serviço externo à máquina onde estão dados importantes, passiveis de cópia de segurança.


Além do utilizador fazer uma cópia de segurança para um dispositivo externo, ou para uma máquina ao lado, sugerimos que faça uma cópia de segurança para um servidor remoto.


Existem serviços como o TeamDrive ou mesmo o Adrive, que disponibilizam espaço remoto, serviço de backup e dispositivos de encriptação para protecção de dados, mas ambos são complicados e em modo Free oferecem pouco espaço de armazenamento.


Mozy é mais fácil. Registe-se, crie uma conta MozyHome e descarregue a aplicação que fará a ponte entre a sua máquina e os servidores online da Mozy, depois de se autenticar já pode usufruir dos seus 2GB de espaço de backup.


Faça o login e online veja os seus dados, a consistência dos mesmos e o espaço restante. Na sua máquina, junto ao relógio na barra de tarefas, verá o ícone do MozyHome que lhe permite configurar quais as pastas e dados a serem enviados para o serviço remoto, qual o espaço que irá ocupar e que tipo de encriptação o utilizador quer aplicar.


Teste a velocidade e envie os dados. Posteriormente, caso seja necessário, o utilizador pode restaurar para os exactos locais de recolha, os dados salvaguardados no Mozy.


O espaço não é muito, é uma verdade, mas o utilizador poderá fazer o upgrade à conta, comprando planos profissionais.


A ideia é parametrizar na sua máquina rotinas automáticas de cópias de segurança, para que não fique preso às cópias em locais físicos, passiveis de roubo ou dano. Já viu se num incêndio ou mesmo em caso de roubo, perde os seus dados?


Este é um serviço profissional, seguro e de fácil integração. Para uma utilização profissional, o plano necessário será o MozyPro, que custa cerca de 3 euros por mês para um espaço online de 50GB.


Para finalizar, quero apenas referir que este serviço guarda 30 dias as versões enviadas para o servidor online, isto é, se eu enviar uma base de dados com informações até à data de hoje e nos dias seguintes for enviando a mesma base de dados mas com os incrementos de cada dia, durante 30 dias posso ter acesso à mesma base de dados mas com esta data de hoje. Este recurso está activo também nesta versão free.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: MozyHome 1.14.1.6 [9.20MB]
Download [mac]: MozyHome 1.3.2.4 [5.38MB]
Homepage: Mozy

Exit mobile version