É uma ideia cada vez mais em voga. Não é novidade o empurrão que determinadas empresas estão a dar ao aparecimento de aplicações web. Esfregam as mão os utilizadores!
Claro que o Gmail, ou o Flickr, mais uma série de ferramentas patrocinadas pelo Google ajudam a que esse conceito se torne trivial.
Esta plataforma da Mozilla, antes chamada de Webrunner, uma multi-plataforma agora na versão 0.8, vem permitir a ponte entre as aplicações web e o nosso ambiente de trabalho. Assim teremos determinadas aplicações a abrir como se fossem executadas na nossa máquina. Na verdade o atalho existente no desktop abre uma janela de browser, independente, com o conteúdo determinado.
Contrariamente ao que a Adobe e Microsoft estão a fazer, com o Adobe AIR e o Microsoft Silverlight, a Mozilla não está a desenvolver uma plataforma proprietária para substituir a web. Estes querem desenvolver pontes entre as aplicações e a estrutura já usada pelo utilizadores quando se deslocam pela Internet.
O Prism faz isso mesmo, torna as aplicações web disponíveis no nosso computador como se fossem residentes, podendo ter o ícone no ambiente de trabalho, no menu iniciar, nos favoritos… enfim, torna uma aplicação de igual serventia e de igual iniciação.
Combinam também com comandos utilizados, estas pode mesmo utilizar as teclas para alternar a utilização activa como o Control-Tab, Command-Tab, e o Exposé.
O Prim é construído no Firefox, logo suporta as mais ricas tecnologias da Internet como HTML, JavaScript, CSS, e <canvas>. Corre nos sistemas Windows, Mac OS X, e Linux.
Enquanto o Prism treina os utilizadores para as aplicações web poderem integrar o seu ambiente de trabalho, o projecto continua nos laboratórios a evoluir, mas no sentido de equipar essas aplicações “web based” com funções nativas de uma comum aplicação, como por exemplo o acesso de dados offline, acesso aos gráficos 3d do hardware, etc…
Vamos esperar para ver, até lá podem experimentar e disponibilizar no vosso ambiente de trabalho algumas aplicações que normalmente usam como serviços web.