Para quem trabalha diariamente com informática, as vezes depara-se com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks). Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.
Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode também usar o Mouse without Borders para controlar até 4 máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato. Vamos conhecer esta excelente ferramenta que foi desenvolvida pelos Engenheiros da Microsoft.
O Mouse without Borders é uma aplicação semelhante ao Synergy (que já analisamos aqui) e que permite de uma forma muito simples controlar mais do que um PC, partilhando o mesmo teclado e o mesmo rato. Para quem não sabe, a Microsoft lançou no inicio deste ano o “The Garage”, um projecto do estilo Google Labs da Google, onde os programadores da própria Microsoft podem colocar em prática as suas ideias pessoais.
Principais características do Mouse without Borders
- Transferência de ficheiros entre PC’s com um simples drag and drop
- Funcionalidade Copiar/Colar suportada entre PCs
- Partilha de sreenshots entre PCs
- Bloquear o ecrã em todos os PCs
- Desactivar o screensaver em todos os PCs
Veja o Mouse without borders em acção
Como configurar o Mouse without Borders?
Depois de instalado, abrimos o Mouse without Borders que disponibiliza um estilo de assistente para efectuarmos a configuração. Caso não tenham a aplicação instalada em mais nenhum computador, devem escolher a opção NO.
Em seguida é-vos fornecido um código de acesso e o nome do próprio computador.
Já noutro computador da rede, indicamos o código de segurança (ver passo anterior) e também o nome da máquina onde nos vamos ligar. Para ligar, carregamos em LINK
Se a ligação for efectuada com sucesso, é apresentada uma imagem que indica que a partir desse momento podemos usar as funcionalidades de copiar/colar e partilha de ficheiros (simplesmente arrastando de screen para o outro) entre computadores. Como referido, a aplicação permite também a partilha do teclado e rato.
A aplicação disponibiliza ainda uma interface onde podemos gerir todas as ligações (entre os vários computadores).
No separador “Machine Setup” estão também disponíveis uma conjunto de opções, incluindo atalhos, que permitem simplificar o funcionamento da aplicação.
Este é sem duvida uma aplicação de grande utilidade. De referir que é necessário uma LAN (e que todas as máquinas estejam configuradas/ligadas em rede) para que assim possa haver comunicação entre amáquinas. Um dos pontos fracos é o suporte apenas para Windows…pode ser que no futuro a coisa mude! Experimentem e vejam o quanto esta ferramenta é fantástica.