Lembram-se de certeza deste artigo da Ana Narciso onde ela ensinava como colocar o ícone do Recicle Bin na barra de tarefas do Windows. Com essa pequena dica passaram a ter o vosso Ambiente de Trabalho um pouco mais limpo, sem terem de sacrificar o acesso a esta funcionalidade do Windows.
Felizmente existe um software que vos permite terem uma função muito similar, sem terem de percorrer todos os passos que foram descritos e, provavelmente, ainda mais arrumado por estar alojado na Área de Notificação. Esse software é o MiniBin
Como todos sabem, esta funcionalidade do Windows permite que possam ter um verdadeiro caixote do lixo digital onde podem ter os ficheiros que pensam não necessitar. Caso mais tarde se arrependam e resolvam recuperar um desses ficheiros então apenas têm de aceder ao caixote do lixo e indica que pretendem a sua recuperação.
O MiniBin permite que tenham o vosso Ambiente de Trabalho um pouco mais arrumado e assim consigam ter um pouco de ordem e mais área de trabalho.
Ao ser executado é enviado para a Área de Notificações do Windows e será sempre ai que devem aceder para o usar. A sua utilização é extremamente simples e para acederem às suas duas opções basta que cliquem com o botão direito do rato em cima do seu ícone. As opções disponíveis são apenas o acesso ao caixote do lixo via explorador do Windows, para verificarem o seu conteúdo, ou o esvaziar, que elimina todos os ficheiros que lá estiverem.
O MiniBin consegue dar-nos as mesmas indicações visuais que o ícone do sistema operativo. Caso esteja vazio vão ver um símbolo de reciclagem verde e caso tenha algum ficheiro dentro apresenta uma sinalética diferente, de cor laranja e com um símbolo vermelho.
Se gostam de ter o vosso Ambiente de Trabalho livre de ícones e se pretendem manter as funcionalidades que o Windows oferece o MiniBin é uma excelente opção. De tamanho muito reduzido e completamente portátil esta aplicação vai com certeza ser de uma grande utilidade.
Testem-na e para terem uma verdadeira experiência não se esqueçam de esconder o ícone do caixote do lixo do Windows. Vão com certeza substituir o que o Windows vos oferece e deixar o MiniBin a funcionar.
Artigos relacionados: