A Microsoft estima que estas parcerias ajudem a «originar mais de 200 milhões de downloads» do seu novo leitor de media, até final de Junho de 2008, segundo Brian Goldfarb, gestor de produto da multinacional.
A empresa também anunciou que o produto terá uma versão para correr em ambiente Linux. O desenvolvimento desta versão será feito em parceria com a Novell, num projecto chamado Moonlight. Assim, o produto para Linux deverá correr nas principais distribuições, tais como SUSE, da própria Novell, Ubuntu e Red Hat. Com isto, a plataforma vai ampliar o seu alcance, já que o Silverlight só é executado no Windows e no Internet Explorer.
As aplicações que vão utilizar o Silverlight 1.0 podem ser programadas com XAML e JavaScript. A versão 1.1 dará suporte ao .NET Framework. Assim, os programadores poderão utilizá-la com linguagens dessa plataforma, como ASP.NET, Visual Basic, C#, Python e Ruby. Já está disponível no site da Microsoft uma edição preliminar do Silverlight 1.1, a Alpha Refresh (Sept. 2007), só para programadores.
«As versões beta do Silverlight, que permite a leitura de vídeos de alta definição (720p), ultrapassando a versão existente do Flash, já geraram vários milhões de downloads até à data», adiantou Goldfarb.