Microsoft Silverlight é a resposta da Microsoft à evolução dos plugins, estes causaram alterações profundas no modo de navegar. Os mais cépticos rotulam a nova tecnologia como “concorrência” ao Adobe Flash, o mais entusiastas apelidam como a nova geração de “estradas” multimédia ao serviço dos browsers.
Seguindo as linhas da Microsoft podemos dizer que o Microsoft Silverlight, antes conhecido como WPF/E”. WPF/E é o nome de uma nova tecnologia de apresentação na Web criada para ser executada em diversas plataformas.
Permite a criação de experiências elaboradas, interactivas e visualmente impressionantes que podem ser executadas em qualquer lugar; em navegadores ou em vários dispositivos e sistemas operativos, Apple por exemplo.
De acordo com o WPF (Windows Presentation Foundation), o XAML (eXtensible Application Markup Language) é a base do recurso de apresentação “WPF/E”. O XAML é uma tecnologia de apresentação do Microsoft .NET Framework 3.0 (infra-estrutura de programação Windows). É a mais nova tecnologia para navegadores e plugins da nova geração. Desenvolvido para competir com o todo-poderoso Flash, da Adobe, Silverlight oferece uma nova experiência para aplicativos ricos e interactivos na Internet. Bom, palavras Microsoft para dar inicio a uma nova geração de funções e de ferramentas multimédia.