Com o lançamento do Office 2010 a Microsoft resolveu tomar uma abordagem diferente no mercado. A cada vez maior disponibilidade de suites de produtividade na Internet e a existência de alternativas gratuitas fizeram com que surgisse uma versão gratuita do Office, o Office Starter 2010, muito limitada, mas que permite a realização das tarefas básicas e de dia-a-dia. Tipicamente esta versão acompanha PCs novos e não tem quaisquer custos para o utilizador.
Esta versão estava limitada para instalação OEM e apenas os fabricantes tinham acesso a ela. Foi agora descoberto o local onde esta suite pode ser descarregada e qualquer um pode ter acesso a ela.
A forma que a Microsoft encontrou para suportar os custos que esta suite tem foi através da inclusão de publicidade na interface das aplicações que a incluem. Desta forma o utilizador não paga qualquer valor para a poder usar, mas tem de ter presente, no lado direito das aplicações, publicidade referente à Microsoft e aos seus produtos.
O Microsoft Office Starter 2010 é uma versão limitada do Office e tem apenas disponível o Word e o Excel. Mesmo as versões disponibilizadas não tem todas as funções das versões pagas, mas o que oferecem é suficiente para uma utilização normal no dia-a-dia.
Caso os utilizadores pretendam ter acesso a todas as funcionalidades ou aos restantes produtos do Office, podem fazê-lo através da interface de um dos dois produtos disponibilizados.
Foi agora descoberto, num servidor da Microsoft, os ficheiros de instalação desta suite, não havendo indicação se é a disponibilização oficial ou se é apenas um local onde estes são guardados para disponibilização a parceiros.
O Microsoft Office Starter 2010 está disponível para download em vários idiomas, mas infelizmente a versão portuguesa não está disponível. Se pretenderem uma versão específica, para além das duas que disponibilizamos, BR e EN, basta que alterem o endereço de download para o idioma pretendido.
Outra vantagem que o Microsoft Office Starter 2010 tem face às restantes suites, Office 2010 incluído, é que pode ser convertido para uma versão portátil.
Basta que usem a aplicação que a Microsoft disponibiliza para esse fim, e que vem incluída nesta suite, e que sigam os passos indicados na sua interface.
Com esta versão portátil podem usar o Word ou o Excel em qualquer computador, mesmo que este não tenha o Office, Starter ou versão completa, instalado. Criem a versão portátil e usem-na directamente da vossa pen.
Se têm um computador sem qualquer suite de produtividade instalada, esta é uma excelente alternativa. Tem apenas as duas ferramentas mais básicas do pacote Office, mas são as duas que mais são usadas.
São versões limitadas em funções, mas as que disponibilizam permitem realizar as principais tarefas que vão necessitar.
Artigos relacionados