A Microsoft lançou ontem a Release Candidate do seu novo Internet Explorer 9 e caminha a passos largos para a sua versão final.
Vários meses depois da versão Beta do novo browser da gigante Microsoft, eis que nos chega a RC do browser que, segundo a Microsoft, revolucionará a forma como se navega na Internet. Veja todas as novidades desta nova versão.
O que há de novo?
Além das funcionalidades da versão Beta:
- Gráficos acelerados por hardware.
- Suporte para os standards modernos.
- Navegação integrada no Windows 7.
…o IE9 RC inclui as seguintes características:
- O motor JavaScript “Chakra” do IE9 interpreta, compila e executa o código em paralelo, pois tira partido dos múltiplos núcleos do processador. Nesta nova versão fazem-se novas optimizações de desempenho e, de acordo com o SunSpider, esta versão RC é 35% mais rápida que a versão Beta do IE9: cerca de 322ms contra os 209ms da RC).
- As notificações menos relevantes são automaticamente ignoradas enquanto que as mais prioritárias são destacadas, tornando o IE9 menos intrusivo.
- Os separadores podem ser colocados numa linha diferente, aumentando o espaço para os separadores abertos.
- Os sites “afixados” (pinned) podem incluir mais que uma homepage, permitindo clicar num site afixado na barra de tarefas e abrir múltiplos sites de uma só vez.
- É possível afixar sites à barra de tarefas em qualquer sítio e os programadores poderão implementar suporte “arrastar para afixar” nas suas páginas.
- Tracking Protection e Tracking Protection Lists podem ser agora activadas.
- Activex Filtering para bloquear ActiveX em sites não confiáveis.
- Navegação inPrivate é suportada nos sites afixados para permitir mais privacidade através da barra de tarefas.
- Suporte para CSS2D Transforms, HTML5 Semantic Tag, Geolocation e WebM (quando um codec é instalado).
Os utilizadores da versão Beta do IE9 serão notificados pelas actualizações do Windows. Caso não possua a versão Beta instalada, siga o link abaixo para proceder à descarga da versão RC.
Teste a performance desta nova versão aqui.