Os serviços de armazenamento estão como nunca. Eu fui utilizador do Live Mesh, adorava-o, mas desde que foi substituído pelo Live Sync que deixou de funcionar como eu gostava. Solução: mudar para Dropbox.
O SkyDrive nunca foi suficientemente bom para mim. A limitação do tamanho de cada ficheiro e a (má) interface online não beneficiaram esse serviço em nada. Mas agora tudo mudou!!
A Microsoft acaba de lançar, na mesma semana onde será lançado o serviço Google Drive, uma ferramenta de sincronização de ficheiros para Windows e Mac OS X. A melhor novidade? Poderá manter os 25GB de armazenamento gratuito!
Esta ferramenta, ainda em fase Beta, é em tudo idêntica à disponibilizada pelos outros serviços, como Dropbox ou Sugarsync, e permite ter uma pasta, na localização que preferir, com os conteúdos sempre sincronizados em todos os PCs e na “nuvem”, acessíveis a partir de qualquer local.
O limite máximo de tamanho de cada ficheiro fixa-se agora nos 2 GB, ao contrário dos antigos (e míseros) 100 MB. Para já a ferramenta para Windows e Mac OS X ainda não disponibilizam sincronização selectiva de pastas, como os melhores concorrentes a têm, mas certamente que essa será uma novidade a surgir numa próxima actualização.
Continua a ser possível aceder ao SkyDrive recorrendo às aplicações iOS e Windows Phone. Relativamente a aplicações para Android e Linux ainda não há qualquer novidade. No entanto, para Android, existem duas aplicações compatíveis recomendadas pela Microsoft: Browser for SkyDrive e Cloud Explorer for SkyDrive. Mais informação aqui.
Quanto ao espaço disponível, a Microsoft optou por reduzir a oferta para 7 GB de espaço gratuito pois, segundo as estatísticas, apenas 0,06% dos utilizadores SkyDrive utilizam mais de 7 GB de armazenamento. No entanto, caso já seja utilizador SkyDrive e queira manter a quantidade de espaço antiga, poderá fazer uma actualização gratuita para os 25 GB!
Existem ainda mais opções de espaço de armazenamento: 20 GB suplementares por $10/ano, +50 GB por $25/ano e +100 GB por $50/ano. É metade do preço praticado actualmente pela Dropbox e o dobro do preço praticado pela Google, na qual contamos com o aparecimento do Google Drive muito brevemente.