Há dias um colega deixou um computador, com Windows XP, para ver se lhe resolvia um problema: a drive de DVD’s da sua máquina simplesmente não era detectada. Ele já pensava em formatar, com todos os prejuízos inerentes a essa acção, seriam imensas horas de trabalho que poderiam ser dispensadas. Já tinha removido o componente, re-instalado o driver e nada.
Eu recorri em primeira mão a uma ferramenta que a Microsoft lançou há coisa de um ano. Esta aplicação corrige de uma forma “saudável” uma série de problemas que um computador possa padecer.
Microsoft Fix It Center é uma fantástica ferramenta para resolver problemas, mas acima de tudo actua de forma pro-activa, evitando que o sistema venha a sofrer com problemas em fase de incubação.
O Windows 7 já traz embutida uma extraordinária ferramenta que detecta o problema existente na máquina – onde está instalado – e procura online por soluções que viabilizem a resolução do tal problema reportado.
Mas o Windows XP, o Windows Server 2003 e o Windows Vista não trazem esta ferramenta embutida (embora o Vista fosse o precursor de uma rudimentar solução deste tipo, nunca conseguiu contudo resultados satisfatórios), logo e porque mesmo o Windows 7 ainda não obedecia à meta de incompatibilidade ZERO, conforme prometia a Microsoft, esta ferramenta cai que nem uma luva.
Começamos por instalar a aplicação que faz uma análise à nossa máquina.
É solicitado que tenhamos uma conta Live ID para que possamos, mais tarde, reportar problemas não resolvidos por esta ferramenta, à equipa da Microsoft. Se não tem uma conta Live ID pode criar uma a partir da instalação.
Faça o login para que a ferramenta possa conectar-se e sincronizar-se com o serviço online.
Feito isto, a aplicação abre-se e apresenta-lhe uma lista de problemas efectivos (falta de drivers, drivers errados, drivers desactualizados) e erros ocasionais que derivaram em relatórios de ocorrência do sistema operativo e que estavam apontados no Centro de acção para resolver.
A ferramenta debruça-se sobre tudo, desde o Aero que pode ter dado algum problema, à resolução gráfica que poderá não estar a ser a melhor em utilização. Mas vai muito mais longe, até aspectos relacionados com o visionamento de vídeos são apontados, entre todos os outros aspectos ligados aos componentes.
Após clicarmos no botão Run, damos inicio á reparação do problema apontado. Seremos direccionados para esta primeira janela que nos pergunta se queremos identificar a solução e tratar de imediato de resolver o problema, ou se o deixamos para mais tarde resolver.
Se acedermos para que a aplicação entre em acção, esta vai fazer uma análise detalhada ao sistema, parta detectar problemas e de seguida irá tratar de os resolver.
Problemas resolvidos, partimos para a resolução do próximo, isto se detectarmos que realmente ficou resolvido. Se no quadro seguinte dissermos que o problema ficou resolvido reportamos o sucesso da operação, mas se reportarmos que a intervenção não teve sucesso, somos enviados para o serviço online onde iremos subir um nível na cadeia se assistência técnica.
Já dentro do serviço, vemos o que não foi concluído com sucesso na nossa máquina e podemos reportar aos serviços técnicos da Microsoft que irão trabalhar na possível solução do problema e seremos notificados na próxima vez que a ferramenta seja utilizada. Já haverá novos desenvolvimentos para este problema reportado.
Achei muito interessante o facto da ferramenta se antecipar a futuros problemas. Usei a ferramenta e os resultados foram os esperados. O software fez alterações no registo da máquina, de forma segura, corrigiu caminhos, removeu drivers conflituosos, instalou novos drivers e tudo ficou impecável na máquina do meu colega. Está aprovada esta aplicação e sugiro-vos que a conheçam, a corram nos vossos sistemas e a guardem para situações futuras.