O CEO da Microsoft, Steve Ballmer, fez ontem um anúncio em Barcelona, no Mobile World Conference, de particular relevo para Portugal: apresentou um novo serviço de gestão de dados e backup da informação do telemóvel a partir da web, denominado My Phone.
Este serviço foi desenvolvido em Portugal pela ex-Mobicomp, a empresa que a Microsoft comprou em Julho de 2008 e o My Phone foi uma das principais razões que levaram à aquisição.
Recebi o convite para testar o serviço. Desde o dia de ontem que automatizei as tarefas entre o My Phone e o meu Omnia.
Para um serviço Beta, posso frisar que está já numa fase muito estável, permitindo rapidamente um sincronismo entre os dispositivos.
Mais informações sobre o Microsoft® My Phone
- Fazer cópia de segurança das informações no telemóvel num Web site protegido por palavra-passe.
O Microsoft My Phone sincroniza as informações no seu telemóvel com um espaço de armazenamento num Web site alojado pela Microsoft. Em caso de perda, furto ou de ter obtido um novo telemóvel, poderá restaurar facilmente os contactos, compromissos de calendário, fotografias e outras informações armazenadas no My Phone num telemóvel novo ou de substituição compatível. A maioria dos telemóveis com sistema operativo Windows Mobile 6 é compatível com o serviço My Phone.
- Aceder e actualizar os seus contactos e compromissos na Web.
O Microsoft My Phone permite-lhe ver e gerir as informações existentes no telemóvel através de um browser. Na sua conta Web, pode adicionar, editar e eliminar contactos e compromissos de calendário, sendo as alterações apresentadas no seu telemóvel na sincronização seguinte.
- Partilhar fotografias com amigos e familiares
Com o Microsoft My Phone, é simples ver fotografias no seu computador que tenham sido tiradas com a câmara do seu telemóvel. A partir da sua conta Web, pode guardar as fotografias no seu computador ou enviá-las por correio electrónico para familiares e amigos.
- Quanto custa o serviço Microsoft My Phone?
Actualmente, a Microsoft não cobra nenhuma taxa pela utilização do serviço My Phone. No entanto, o plano de dados estabelecido com a sua operadora de rede móvel poderá estipular o pagamento de encargos de transferência de dados quando utiliza o serviço. Se tiver dúvidas sobre a cobertura do seu plano, contacte a sua operadora de rede móvel.
- Quais as informações que posso incluir nas cópias de segurança do Microsoft My Phone?
Quando executar a aplicação My Phone pela primeira vez no seu telemóvel, ser-lhe-á pedido para aceitar ou alterar as definições recomendadas. As definições recomendadas sincronizarão os contactos, os compromissos de calendário, as tarefas, as fotografias, os vídeos, as mensagens SMS, a música e os documentos entre o seu telemóvel e a sua conta Web do My Phone.
No entanto: Se tiver uma ligação activa ao Microsoft Exchange Server (utilizado frequentemente para o correio electrónico de empresas), o My Phone não sincronizará os seus contactos, compromissos de calendário ou tarefas.
Se tiver o Windows Live instalado no seu telemóvel, sincronizará os seus contactos do Windows Live com o Web site do Windows Live e o My Phone sincronizará os restantes contactos com a sua conta do Web site My Phone.
Se tiver um cartão de memória externo e seleccionar as definições recomendadas do My Phone, as informações existentes no cartão de memória externo não serão sincronizadas.
Se armazenar os contactos no cartão SIM fornecido pela sua operadora de rede móvel, o My Phone não sincronizará esses contactos.
o Se tiver documentos armazenados fora da pasta Documentos do seu telemóvel, o My Phone não sincronizará esses documentos.
- Qual a quantidade de dados permitida numa cópia de segurança?
A sua conta Microsoft My Phone disponibiliza 200 MB de armazenamento gratuito no Web site Microsoft My Phone. Se uma sincronização exceder este limite, receberá uma mensagem de erro no seu telemóvel e a sua conta no Web site My Phone só incluirá as informações recebidas dentro do limite permitido. Qualquer ficheiro recebido após o limite ser excedido não será guardado.
- O Microsoft My Phone faz cópias de segurança automáticas das informações existentes no meu telemóvel?
Se aceitar as definições recomendadas, o Microsoft My Phone sincronizará automaticamente o conteúdo entre o seu telemóvel e a sua conta Web do Microsoft My Phone, uma vez por dia, entre as 23:00 e as 5:00, excepto quando o seu telemóvel não conseguir ligar à sua rede de dados predefinida (por exemplo, quando o seu telemóvel está desligado, fora do alcance ou em roaming). Também pode fazer cópias de segurança manuais em qualquer altura seleccionando Sincronizar na aplicação Microsoft My Phone do seu telemóvel.
- O Microsoft My Phone funciona no meu telemóvel?
Actualmente, o Microsoft My Phone só funciona em telemóveis com o sistema operativo Windows Mobile 6+. Isto inclui telemóveis de diversos fabricantes e operadoras de rede móvel. Para verificar a versão do Windows Mobile utilizada pelo seu telemóvel, clique em Iniciar > Definições > Acerca de no seu telemóvel.
- E se já tiver perdido o meu telemóvel?
Se perdeu o seu telemóvel antes de ter começado a utilizar o serviço Microsoft My Phone (por exemplo, se instalou o software mas não efectuou nenhuma operação de sincronização), não pode utilizar o Microsoft My Phone para restaurar as informações perdidas.
Se tiver utilizado o My Phone no seu telemóvel antigo, transfira e instale o Microsoft My Phone no seu novo telemóvel (como descrito em Como crio uma conta Microsoft My Phone?) e inicie sessão na aplicação Microsoft My Phone no seu telemóvel com o mesmo Windows Live ID utilizado anteriormente.
Se efectuar uma sincronização manual ou aguardar pela sincronização automática seguinte, todas as informações existentes na cópia de segurança da sua conta Web do Microsoft My Phone serão restauradas para o novo telemóvel.