A Modern UI, do Winows 8, trouxe desde o seu primeiro aparecimento sentimentos controversos. Muitos programadores aproveitaram este novo look do Windows para criarem aplicações nativas do Ambiente de Trabalho tradicional, mas com uma imagem renovada.
Foram várias as propostas que já vos apresentámos, cobrindo muitos dos tipos de software para todos os propósitos. Hoje trazemos mais uma aplicação com a mesma linha de imagem, o MetroTextual que é um editor de texto com look Metro.
Este editor de texto, com algumas características próprias, que o tornam interessante de usar e de nele escrever.
A sua imagem é toda ela baseada na interface Metro, o que lhe proporciona uma imagem diferente e mais limpa.
Apesar de recorrer ao Metro, o MetroTextual tem disponível a maioria das funcionalidades de qualquer editor de texto que usem nas vossas máquinas.
O MetroTextual não se limita a ser um simples e puro editor de texto. Tem a capacidade de recorrer a sintaxe específica e assim tornar a escrita e leitura de código mais simples e fácil.
As sintaxes disponíveis são várias, abrangendo a maioria das linguagens de programação. O MetroTextual não tem a capacidade de detectar a linguagem a ser usada e devem por isso escolher qual a que pretendem usar.
O acesso às sintaxes disponíveis está no canto superior esquerdo da interface do MetroTextual e pode ser, depois de escolhida a sintaxe, escondida e reaproveitada a totalidade da interface.
Outro ponto muito positivo que podem encontrar no MetroTextual são as possibilidade de customização. Alterem a cor da janela, a formatação do texto, o tamanho da fonte e o encoding dos ficheiros.
Todos estes parâmetros podem ser alterados e mudam de forma completa o MetroTextual. Basta acederem às configurações e experimentarem as possibilidades.
O MetroTextual não é um editor de texto fenomenal e com capacidades extraordinárias, mas cumpre bem a função básica de edição de texto, com a capacidade de dar algumas ferramentas mínimas para os programadores.
Se são dos que gostaram da Modern UI e querem ter um editor minimalista e com uma imagem diferente então o MetroTextual merece que o testem.