Para além das muitas novidades tecnologias que o Windows 8 trará, vai ter também muitas alterações gráficas que vão ser do agrado de todos. São pequenos pormenores que vão fazer toda a diferença na hora de o usar.
Claro que esta nova versão do Windows ainda não está disponível na sua forma final mas a maioria das alterações gráficas foram já vistas e apresentadas.
Uma das aplicações que sofreu alterações visuais e gráficas foi o gestor de tarefas, que passou a ter uma imagem mais limpa e funcional. O Metro Task Manager traz agora todas essas novidades para as versões anteriores do Windows.
Esta aplicação permite que substituam o normal gestor de tarefas do Windows nas situações mas simples e que são a maioria da utilização que damos a este componente do Windows.
Permite que controlem as aplicações que estão lançadas e activas e que as terminem de forma simples e rápida.
O Metro Task Manager permite apenas que tenham acesso aos processos que o utilizador que estão a usar lançou, não permitindo o acesso a outros de sistema ou de outros utilizadores. Na verdade, e por pretender ser uma ferramenta muito simples, estas funcionalidades são desnecessárias.
Para terminarem um processo que tenham a correr e que seja detectado pelo Metro Task Manager apenas necessitam de o escolher e depois carregarem no botão End Task. De imediato esse processo é terminado.
Podem ainda reiniciar o Explorador do Windows directamente do Metro Task Manager. Para isso apenas necessitam de escolher o botão presente na interface.
Para as situações em que o Metro Task Manager é manifestamente limitado e necessitam por isso de uma ferramenta mais poderosa e que permite um maior controlo do sistema, podem escolher a opção More Details.
Esta escolha vai chamar o Gestor de Tarefas do Windows, onde podem realizar as tarefas mais exigentes e de maior detalhe. É uma integração inteligente e que complementa as limitações propositadas do Metro Task Manager.
Esta aplicação, o Metro Task Manager, é um excelente gestor de tarefas para as situações normais do dia-a-dia em que apenas necessitamos de terminar processos de aplicações que temos a correr no Ambiente de Trabalho.
Tem a particularidade de permitir reiniciar o Explorador do Windows de forma simples e rápida e tem um atalho rápido para o Gestor de Tarefas do Windows, que podem usar sempre que a tarefa que pretendem usar seja mais complexa.
O Metro Task Manager é completamente portátil e por isso pode correr de forma independente no Windows. Testem-no e para além de um excelente gestor de tarefas conseguem trazer já um pouco do Windows 8 para o vosso sistema.