É corrente utilizarmos a expressão “malware”, termo que deriva do inglês” malicious software”. A grosso termo, podemos afirmar, que este tipo de ameaças à segurança e à privacidade de dados e movimentos do utilizador, está contido em software preparado para se infiltrar nos nossos sistemas informáticos, de forma ilícita, de forma criminosa, com o intuito de causar algum tipo de dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).
Vírus, trojan horses (cavalos de Tróia), e spywares são considerados malware. Como podemos combater essas ameaças?
Antes de mais, temos que conhecer as ameaças, é importante saber como se transmitem e por fim, é importante saber como podemos proteger o nosso sistema das infecções. Estas ameaças estão por todo o lado e servem para destruir o estado de equilíbrio do seu sistema. Podemos estar a ser infectados através de mensagens de mail, onde nos pedem para descarregar determinados ficheiros de imagens, ou screensavers ou outro qualquer engodo, transmitem-se de PC para PC através de dispositivos de armazenamento, como as pensUSB e cartões multimédia, transmitem-se também pelos downloads directos de ficheiros na Internet, muitas vezes acompanham dados que de facto são reais, mas trazem ficheiros anexados com códigos que têm uma função maléfica.
Para combater esta praga, muitas vezes confundida pelos utilizadores mais incautos como sendo “lixo” no sistema e ficheiros danificados que atrasam o computador, podemos utilizar alguns meios ao nosso dispor. Vamos então combater esse problema! Malwarebytes Anti-Malware é uma nova aplicação que pensa de forma “moderna”, com uma filosofia esclarecida, pois actua de forma a aprender com as rotinas e com a experiência que advém dessas rotinas.
Esta ferramenta tem a particularidade de vasculhar em todo o seu sistema à procura de ameaças dos vários tipos que já falámos. Para se manter em forma frente às constantes evoluções do malware, a aplicação permite constantemente actualizações às bases de dados para receber os novos códigos. Mas não fica por aqui!!! Eu antes de continuar, sugeria que o utilizador pusesse a descoberto todos os ficheiros ocultos, mesmo os que são de sistemas, para isso vá ao Painel de Controlo do Windows e na opção”Opções de pastas” e no separador ver coloque a opção “Mostrar ficheiros e pastas ocultas” active-a e retire o visto também da outra opção “Ocultar ficheiros protegidos do sistema operativo“.
Recentemente, descobri que há vários ficheiros de spyware que se transfiguram em hipotéticos ficheiros protegidos do sistema operativo, mantendo-se ocultos o que dificulta a detecção e até conseguem mesmo ficar camuflados aos olhos dos antispywares.~
Bom, agora podem utilizar o Malwarebytes Anti-Malware, inclusive a opção “FileASSASSIN” que permite remover mesmo os ficheiros trancados pelo sistema operativo. Lá está, as ferramentas tradicionais não conseguem chegar a este nível.
Ao encontrar este tipo de malware, a aplicação limpa, removendo do sistema as ameaças, caso não o faça por suspeita apenas e não por confirmação, estas serão colocadas na quarentena, para o utilizador decidir o que fazer. Caso utilize aplicações que estejam no rol de ameaças do Malwarebytes Anti-Malware mas que sejam de sua autorização, como por exemplo keyloggers ou software remoto, detectáveis como intrusões, a aplicação prevê uma Lista de ficheiros ignorados. Estes serão deixados ao seu dispor.
Depois, outras ferramentas fazem parte deste pacote de segurança, como o módulo pago o módulo de protecção preventiva que incrementa a vigilância em tempo real do seu sistema, aprendendo com a experiência.
Pode ter os relatórios sempre actuais das verificações de segurança, entre outros aspectos. Como é grátis, nunca será demais dizer para se vigiar. Use esta ferramenta em modo portátil para ter os seus suportes de dados sempre limpos.
Não substitui o antivírus. Dá, sim, uma “mão” na constante luta contra as pragas que tentam minar o nosso sistema.