Pplware

MailDrop – Automatize o Dropbox

Começo o Ano de 2010 com uma ferramenta muito interessante. No seguimento dos vários posts sobre a fantástica ferramenta que é o Dropbox, decidi mostrar-vos um pouco de “inteligência na recolha de ficheiros”… vão gostar desta aplicação!

Por norma usamos o drag and drop para recolher para dentro da pasta do Dropbox os ficheiros. Não é que esse processo de recolha seja fastidioso. Muito pelo contrário, mas deviria existir maneira de “enviar” para lá ficheiros sem termos de estar a arrastar os mesmos.

E existe, baseia-se no MailDrop.

E o que é o MailDrop?

De modo simplificado, o MailDrop é uma ferramenta que periodicamente vai à caixa de correio electrónico que definirem e procura por mensagens com anexos e que estejam dentro de uma determinada pasta (ou etiqueta, no caso do Gmail). Caso encontre anexos, eles são copiados para a vossa pasta local de Dropbox e posteriormente sincronizados com os restantes PC’s onde tenham o Dropbox instalado.

De fazer notar que a conta de correio electrónico que indicarem tem de permitir o acesso por IMAP. Caso contrário a ferramenta não consegue aceder às vossas mensagens.

O processo de configuração é extremamente simples. Apenas necessita que indiquem os seguintes dados:

Podem ainda configurar outros parametros referentes à conta de email e que são os seguintes:

É ainda fornecida uma janela com os registos das operações efectuadas (vulgo logs) e onde podem ver as mensagens que têm sido encontradas com ficheiros.

Como é natural esta ferramenta tem de estar a ser executada centralmente num PC que esteja ligado à Internet para que o processo de actualização seja o mais periódico possível e para que possamos estar o mais actualizados. No entanto, ao executarem o software periodicamente ele procede à recolha dos ficheiros e consequente envio para o Dropbox.

De salientar que esta ferramenta é completamente portátil e pode ser corrida em qualquer PC e desta forma evitamos de ter o PC constantemente ligado à Internet.

A titulo de exemplo para uma correcta utilização proponho que criem um filtro que baseado no titulo da mensagem (exemplo: “Ficheiro Dropbox”) a envie para a pasta/etiqueta Dropbox. Caso pretendam podem ainda partilhar com outras pessoas a pasta onde os ficheiros estão a ser colocados.

Excelente ferramenta para quem quer automatizar a recolha de ficheiros para o seu Dropbox.

Artigos Relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP,Vista, Server 2003/2008 e Windows 7
Download: MailDrop 1.1 [135KB]
Homepage: MailDrop

Exit mobile version