…trata discos e partições por «tu»!
Dividir um disco rígido em várias partições pode trazer alguns benefícios. Manter uma organização do disco dividindo-o em partições de, por exemplo, “sistema”, ” programas” e “dados” pode contribuir para manter os nossos ficheiros bem organizados, bem como ajudar a melhorar o desempenho. Evitado será dizer que as várias partições permitem a instalação e utilização de múltiplos sistemas operativos .
O sistema operativo Windows traz consigo de base uma ferramenta para ajudar com as tarefas de particionamento ( a gestão do Disco) , mas é parco em recursos . Daí surgirem ferramentas com o Macrorit Disk Partition Expert Home, que promete uma gestão avançada das partições do nosso disco rígido, com a mais-valia de ser totalmente gratuito para uso pessoal.
O programa suporta a criação de novos volumes NTFS ou FAT32 em drives com MBR, GPT e 2TB+. Podemos redimensionar ou mover partições com um simples momento. Além disso, existem ferramentas para copiar partições, mudar as letras da unidade ou o nome do volume, pesquisar por eventuais erros, apagar, formatar ou exterminar, e muito mais.
A interface no geral é muito similar a outras ferramentas de partições. É-nos apresentada uma lista dos nossos discos e partições, onde basta seleccionar um e, de seguida, escolher qualquer uma das opções que gostaríamos de realizar.
A ter em conta que, qualquer alteração não é aplicada de imediato, aparecendo um painel de ” operações pendentes”, numa espécie de caixa de segurança, caso tenhamos pensado mal a operação que realmente pretendemos avançar. Quando estivermos seguros do que realmente desejamos, basta clicar em “Commit ” e o programa irá realizar cada um dos nossos comandos prévios.
O desempenho do programa pode ser definido como bastante bom, com especial destaque para a opção “Wipe Volume”, onde recebemos várias formas de apagar com segurança a partição (preenche os sectores com zeros e usa a técnica 3 passos DoD 5220-22 -M e 7 passos DoD 5220-28 -STD).
Apesar de tudo, talavez uma falha dos programadores, a ferramenta não traz consigo uma opção de junção de partições, ou seja, caso dividamos o disco em várias partições não seremos capazes de as voltar a juntar.
Por outro lado, o sistema de ficheiros é relativamente limitada , também, com suporte apenas para NTFS e FAT / FAT32. A ter em conta que o programa não pode converter partições de um tipo ou sistema de ficheiros para outro. E não há nenhuma ajuda real, o que torna o programa não aconselhável para utilizadores com menos experiência.
Na minha opinião é uma boa ferramenta e com bastantes opções, contudo, quiçá, talvez ainda lhe falte um pouco para chegar ao conhecido Easeus Partiton Master Home.