Hoje em dia, tendo em conta o preço do “Gigabyte“, é barato ter um suporte de cópias de segurança. Não faz sentido arriscar anos de trabalho só porque não nos “lembramos” de segurar os dados que estão no nosso disco.
Além disso, ter uma cópia exacta do nosso disco, poupa-nos muitas horas de instalações e actualizações. O ideal será criar uma imagem exacta do nosso disco, para repor caso tenhamos problemas com a instalação actual.
Por muitos e variados problemas, os utilizadores recorrem pouco a este método para salvaguardar o seu sistema. Um dos problemas, já referido, era o custo do disco de armazenamento da tal cópia, o outro aspecto problemático eram as dificuldades em compreender as ferramentas que fazem as tais cópias de imagem do nosso disco.
Já falamos aqui no Peopleware em várias ferramentas para esse fim, hoje quero falar-vos do Macrium Reflect.
Não é a mais completa ferramenta para este serviço, existem outras mais completas, no entanto é uma ferramenta fácil, segura e gratuita. Além disso, permite fazer a cópia da imagem para suportes externos, tanto via USB, CD/DVD, como pela rede.
Esta imagem idêntica ao disco, fica disponível no tal suporte externo, que poderá ser “vista” e utilizada através do explorador do Windows, como se de uma pasta se tratasse.
Resumindo:
- Cria uma cópia idêntica do Windows, com este em funcionamento, através da ferramenta da Microsoft o Microsoft Volume Shadow copy Service (VSS).
- Envia a imagem do disco para um suporte através da rede, da porta USB, da porta FireWire e através das drives de Cd e DVD.
- Permite agendar a cópia.
- Funciona em sistemas a 32 e 64 bits32 bits.
- Comprime a imagem com uma excelente taxa de compressão sem perder a rapidez.
- Esta versão inclui um CD com Linux para recuperação da imagem com suporte de rede.
- Permite a execução da cópia da imagem em sistemas com o Windows XP e Windows Vista.
Óptima solução para salvaguardar o seu sistema dos imprevistos.