Falámos aqui há dias nesta aplicação numa versão anterior e na altura encontrei serventia para a mesma na minha vida.
Acontece-me, de vem em quando, alguém me solicitar por alguns momentos a minha máquina, normalmente é para verificarem o correio electrónico, contas das redes sociais entre outras pequenas pesquisas ou visitas. Como não desligo as aplicações que normalmente utilizo no meu dia-a-dia, um hibernar para mim é suficiente, tenho algum cuidado em “esconder” as minhas tabs abertas do browser, pois não gosto que “olhem” para o que estou a trabalhar ou a verificar nos meus serviços.
Claro que se é alguém de casa, levo logo com o “Mas que tens tu ai que eu não possa ver?”
Mas graças ao LockThis! esses tempos acabaram.
O LockThis vai bloquear o acesso às aplicações que escolhermos e que estejam lançadas. Para acedermos a elas é necessário introduzir uma palavra chave. E desta forma ficamos livres de olhares alheios ao que andamos a fazer.
A forma de bloquear o acesso às aplicações é simples. Basta que ao minimizar a aplicação tenhamos pressionado (ao mesmo tempo) a tecla CTRL (Control). Ao minimizarmos a aplicação e se o processo tiver corrido como esperado é apresentado o ícone abaixo no centro do ecrã.
O rasto desta aplicação é muito limitado, estando apenas visível, se assim o pretendamos, um ícone na barra de tarefas. Mas se ainda assim acharmos que ele deve ficar visível basta executar a sequência de teclas que definimos na configuração da aplicação.
Quanto a configurações não temos muito para alterar. Apenas a palavra chave que usamos para desbloquear as aplicações e as normais opções de iniciar a aplicação com o arrancar do Windows.
Uma nota importante: Na primeira execução o LockThis! vem configurado com a palavra chave “LockThis!” (sem as aspas, naturalmente). É esta a palavra chave que devem usar para desbloquear o programa. Recomendo que de seguida a alterem para uma definida por vós.
Tenham esta ferramenta instalado no vosso PC se trabalham com dados sensiveis (sejam eles de que tipo fôr) ou se prezam a vossa privacidade e se têm de dar acesso ao vosso PC a terceiros.
Segunda Nota:
Existem problemas com esta aplicação e o IE8 e o Firefox. Segundo o autor da ferramenta estas devem-se a questões internas de segurança dos softwares.