Pplware

Live Mesh – A rede de nós segundo a Microsoft

Por Paulo Izidoro para o Pplware Está a pensar poder aceder a ficheiros ou até a um computador da sua rede a partir de uma rede diferente? Quer saltar do Mac para o PC da empresa e depois para o portátil em casa? Não quer ter problemas com configurações de redes VPN (ou nem as pode configurar)? Então está a precisar de uma rede Mesh.

Uma rede Mesh (Em Malha) é uma rede composta por nós ou pontos de acesso, e uma alternativa aos protocolos de redes de cabo ou Wireless.

A Microsoft dá-lhe essa possibilidade mas ainda lhe dá uns bónus: permite a sincronização de pastas de documentos entre computadores, e ainda fornece 5 GB de espaço online para poder aceder aos ficheiros sincronizados  mesmo quando os computadores da sua rede estiverem desligados. Afinal numa rede em nós um ponto pode falhar mas nada se perde.

Nunca mais vai poder dizer: “estou doente, não vou poder ir trabalhar” ou .. “estive a trabalhar no documento até altas horas da noite mas deixei-o em casa!“.

O que é que precisa?

– Uma conta Windows Live e instalar a aplicação Live Mesh da Microsoft (ambos gratuitos)

https://www.mesh.com (utilizar um ID do Microsoft Live em www.live.com )


A- Adicionar um computador à rede

Para ligar remotamente a computadores com sincronização de pastas é necessário instalar a aplicação Live Mesh em cada máquina.

A1- Na primeira máquina em que instalar comece por ir ao site e adicionar a máquina em que está a trabalhar. Aí obtém o ficheiro de instalação do Live Mesh. Nas máquinas seguintes pode começar logo por instalar o software.


A2- Instalar o Live Mesh


 

Pode guardar o ficheiro para instalar mais rapidamente noutro computador.

A3- Preparar a instalação:


 

A4- Após instalar identificar-se com a sua conta Windows Live registada anteriormente no Live Mesh


A5- A autenticação é efectuada:


A6- Depois de autenticar, adicionar o computador local à rede, indicando um nome que o identificará na rede:


A7- O computador adicionado aparece na aplicação Live Mesh (ver barra de notificação)


B- A aplicação Live Mesh


A aplicação Live Mesh é acessível a partir da barra de notificação (no Windows) e é executado no arranque do computador. Irá sincronizar imediatamente todas as pastas alteradas nos outros computadores da rede.

B1- Nos diferentes separadores pode visualizar o andamento da sincronização,  o registo de movimentos e as pastas sincronizadas.


B2- Os estados dos computadores:

O software Live Mesh indica os computadores ligados e faz a sincronização de ficheiros. Cada máquina é identificada bem como o seu estado


  1. Computador com o Live Mesh a funcionar (na máquina estará autenticado um utilizador com o Live Mesh)
  2. Computador sem o Live Mesh a funcionar mas conectável para acesso remoto (o computador não está em hibernação nem desligado)
  3. Computador não acessível para conexão (a máquina está desligada ou em hibernação)

C- Adicionar pastas para sincronização Em cada máquina pode adicionar paras para sincronização e indicar a via dessa sincronização (nos dois sentidos ou só de a para B)

C1- A partilha para sincronização: com o botão direito adicionar pasta ao Live Mesh


C2- Confirmar e definir regras de sincronização:

C3- A pasta será adicionada à sua Mesh


C4- As suas pastas Live Mesh são agora visíveis com um novo ícone azul. Independentemente do local onde estiverem no disco duro, poderá aceder a todas a partir da “Live Mesh Folder” que se encontra na raiz da sua conta de utilizador (funciona à semelhança das pastas partilhadas em rede local)


Por outro lado ao abrir uma pasta sincronizada, surge uma nova aba lateral, onde irão surgir as indicações de movimentos de sincronização dessa pasta.


C5- Essa acção será igualmente registada no Live Desktop, local onde ficará uma cópia dessa pasta.


Note-se que a sincronização é feita em tempo real, existindo um ícone que indica estar o ficheiro em sincronização.

D- Adicionar ficheiros directamente no Live Desktop O Live Desktop constitui uma máquina adicional com as suas próprias permissões de sincronização. Permite igualmente a colocação directa de ficheiros ou criação de pastas.

D1- Se tem o Live Mesh instalado, pode adicionar pastas e ficheiros nas pastas já sincronizadas do seu computador que elas serão sincronizadas nas outras máquinas.

Caso não possa instalar o software pode adicionar ficheiros directamente à pasta online, instalando um plugin para o seu browser.


D2- Se utilizar o IE tem de aceitar a instalação de controlos ActiveX


D3- De seguida aceitar a instalação desse controlo (processo normal)


Agora o seu Live Desktop comporta-se como uma pasta normal e pode arrastar documentos para lá ou criar pastas online.

E- Sincronização de ficheiros – gestão

E1- Através do  Live Desktop pode aceder às pastas sincronizadas e gerir as permissões de sincronização de ficheiros.


E2- Assim pode definir se os ficheiros de um utilizador são para levar em conta ou não.


E3- E ainda afinar as regras de sincronização por características gerais dos ficheiros:


F- Ligação remota

F1- Pelo sincronizador Live Mesh ou pelo Live Desktop (via browser), carregar duas vezes no ícone do computador a que pretende ligar e aceitar a confirmação da ligação:



F2- Ecrã de ligação ao computador remoto com login windows. Podemos fazer login no computador remoto e definir como queremos interagir (por exemplo ocultando o ecrã com as nossas acções)


 

F3- No computador remoto, o desktop mostra uma mensagem no topo indicando que está a ser utilizado remotamente:


F4- Do mesmo modo podemos acompanhar as acções efectuadas no computador a que acedemos remotamente, constituindo assim uma comunicação de duas vias em tempo real.


F5- Quando terminar pode desligar do computador e deixar o computador remoto a executar as acções que tenha definido. Mais tarde poderá voltar a criar nova conexão pelo LiveMesh.


Limitações:

Não existe possibilidade de “acordar” a máquina remota pelo que não conseguirá ligar a uma máquina em hibernação ou que não tenha arrancado.

A sincronização dos ficheiros é feita de forma real sem versões online (está previsto mas não implementado).

A concorrência?

Os concorrentes mais próximos são Dropbox (mais simples mas com versões de ficheiros sincronizados), o Syncplicity (basicamente segue o mesm padão do DropBox) e Yuntaa (com desktop mais próximo de Cloud computer e sincronização temporizada).

Qual o melhor? Cada um tem a sua utilidade específica! Em breve haverá um frente a frente. Detalhes:

Resolução de monitor: 1024 x 768 (mínimo) Pré-requisito: Windows Live ID (gratuito e igual a contas Windows Live, MSN, Office Live Passport Network, Hotmail, Xbox Live ou Windows Live Messenger)

Nota: Funciona em Firefox ou IExplorer mas é melhor utilizar o IExplorer para ligações remotas.

Tipo: Serviço web e software (gratuito)

Artigos relacionados:

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP SP2/Vista/Win7 /Mac OS X version 10.5 (Leopard) ou superior Download: Live Mesh 0.9.4014.4 [1.58MB]
Homepage: Mesh

Exit mobile version