Quando estamos a desenvolver trabalhos gráficos procuramos ter uma linha de criação única, pessoal e esteticamente atractiva. Trabalhar com texto, mesmo que este esteja associado a um projecto gráfico, não foge à regra. Escrever com um tipo de letra que se enquadre com o objecto em causa é fundamental.
Claro que no dia-a-adia escrevemos com pouca atenção quanto ao tipo de letra, muitas pessoas nem alteram sequer o tipo, podem mexer no tamanho, na cor, na posição, mas no tipo é raro.
Outros escrevem sempre com alto estilo, mesmo que o tipo de letra seja inusitado o que importa é dar nas vistas. E há tipos letra para todos os gostos. Instalar muitas fontes no Windows torna o Windows lento, o arranque do sistema carrega a pasta Fonts, que normalmente já traz de origem umas quantas.
Podemos sempre ter uma pasta ao lado e quando necessário instalamos e desinstalamos. O visualizador de fontes do Windows não ajuda, por isso apresento-vos, por sugestão do nosso leitor Rui Peixeiro, o LinoType Font explorer.
Esta aplicação permite visualizar as fontes, dando um maior controlo ao utilizador. Permite importar e exportar fontes para a pasta principal, gerir as fontes por temas ou pastas, comprar fontes, importar da web fontes dentro de temas à escolha, possibilita ao utilizador apagar fontes repetidas.
De facto é uma aplicação multifacetada, onde leva ao pormenor a informação sobre as fontes. Divirta-se a manipular a sua colecção de fontes que vamos aqui deixando.