O Libreoffice é uma suite de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice. A Document Foundation disponibilizou esta quinta-feira o Libreoffice 4.2, que traz melhorias significativas na performance e interoperabilidade e e também uma melhor integração com o Windows.
A Document Foundation anunciou o LibreOffice 4.2 que inclui um conjunto de actualizações significativas comparativamente à versão 4.0, especialmente destinadas a utilizadores avançados.
O LibreOffice Calc sofreu a maior reestruturação, ao nível do código, desde a sua história, possibilitando agora um melhor desempenho para big data (especialmente ao calcular valores de células, assim como na importação de grandes e complexas folhas de cálculo XLSX)e, enquanto um novo interpretador de fórmulas permite cálculos massivos, usando a placa gráfica do computador (GPU) com a biblioteca OpenCL. Este último funciona melhor com uma arquitectura de sistema heterogénea (HSA), como o novo chip AMD Kaveri APU.
Como referido, o Libreoffice 4.2 melhorou também no suporte de documentos produzidos através do Microsoft Office, especificamente no formato Microsoft OOXML usado nos DOCX e RTF. Foi também acrescentado um novo filtro de importação para documentos AbiWord e Apple Keynote.