Existem “pensadores” que colocam em prática ideias por vezes descabidas ou até pouco ortodoxas… e depois aparecem aplicações muito interessante que até é de admirar serem gratuitas.
Esta que vos apresento é uma dessas pérolas, ok pode até ser um conjunto de algumas funções extraordinárias e outras comme si comme ça. LAlarm é um “policia” atento do seu computador. Não só vigia o perímetro da máquina, como actua pró-activamente em caso de problemas no coração da máquina.
Na verdade este software é também um sistema muito interessante, do ponto de vista da segurança reactiva.
O objectivo desta aplicação é evitar que o seu computador seja “roubado” ou levado sem pedir autorização. Não é bem a mesma coisa mas estão muito perto uma da outra. A aplicação permite que sejam inseridos alguns truques para que seja disparado o alarme, um berrante som que podemos colocar, caso alguma das armadilhas seja disparada.
Logo ao instalar, como é uma versão gratuita para uso “caseiro”, clicamos no botão OK quando chegarmos a este quadro.
Feita a instalação, a aplicação posiciona-se na área de notificação, é de lá podem lançar as opções.
Opções em aberto, sugiro que vejam com atenção as muitas funções, ricas desta aplicação.
- Alarme Anti-ladrão – Previne que o computador seja roubado, disparando um alarme sonoro.
- Alarme de Distracção – Este alarme lembra e alerta o proprietário que a máquina está “abandonada” tempo suficiente para poder ser considerada perdida ou esquecida. Desta forma poderá evitar que seja roubada.
- Recuperação de Dados – Depois do susto, lá conseguiu recuperar o computador. Então com esta ferramenta poderá recuperar o que tentaram apagar do seu disco… usando os métodos tradicionais!
- Alertas para o Telemóvel – Os alertas podem ser enviados para o seu smartphone via SMS ou via E-mail.
- Destruição de Dados – Vamos imaginar que o seu computador foi roubado!!! Dentro, tem dados importantes, as passwords das suas contas bancárias, o número da sua conta nas Ilhas Caimão, ou mesmo o segredo do cofre forte que se encontra dentro de sua casa… é uma catástrofe essa informação cair em mãos alheias. Esta opção, permite que o utilizador possa parametrizar uma “armadilha” que o ladrão irá despoletar e a pasta onde se encontram esses dados será destruída com um método (US DOD 5220.22-M, UK HMG IS5, Russia GOST P50739-95, etc…) onde a sua recuperação será quase impossível.
- Alarme de Perímetro – Alerta para dar conhecimento que o computador saiu do perímetro estipulado pelo proprietário/utilizador habitual da máquina. Depois de definida uma área, a máquina irá saber que passou a fronteira de segurança.
- Resposta ao Roubo – Podem ser parametrizadas determinadas regras que, em caso de roubo, o computador irá executar à revelia de quem o roubou a máquina irá executar tarefas importantes.
- Alarme de Bateria – Este alarme informa o utilizador que a bateria do seu portátil está sob stress ou está abaixo dos níveis mínimos de sustentabilidade do sistema. Desta forma a bateria terá uma vida mais saudável e prolongada e sempre com a atenção de nunca se perder dados por falta de energia.
- Alarme do Disco – Os discos rígidos, actualmente, dão “sinais” de fim de vida. Quando têm problemas, o que geralmente indicam o seu fim, são recebidos por esta ferramenta que emite um alerta ao proprietário/utilizador do computador. Este comportamento, como é evidente, previne a perda de dados em caso de falha total do disco.
- Alarme de Saúde: Além de ajudar em caso de roubo da máquina, além de ser pró-activo para prevenir perda de dados, esta ferramenta ainda toma conta e preocupa-se com o utilizador ao “lembrar” que está há tempo demais sentado a trabalhar no computador, podendo com este comportamento, prejudicar a sua saúde.
- Alarme de Pânico – Este recurso é curioso e não estou a ver como funcionará, no entanto esta função permite que o computador emita um alarme a um contacto a relatar o caso de emergência de uma ataque ao utilizador do computador, ao mesmo tempo emite um som de alarme que chamará à atenção, tentando afastar o atacante.
Mas há mais. Desafio o visitante a descarregar e verificar com os próprios olhos a utilidade desta ferramenta.