Pplware

KumoSync – Sincronize documento do Google Docs com o PC

Cada vez mais tendemos a usar os serviços que a Internet nos oferece, relegando para segundo plano serviços idênticos que temos no nosso computador. Temos deixado de usar os processadores de texto e outras ferramentas de produtividade instalados nos nossos computadores para passar a usar os serviços que a Google disponibiliza na sua suite Docs.

No entanto existem pessoas que preferem usar as ferramentas instaladas sempre que podem, usando apenas esses serviços para situações em que estão longe dos seus computadores, sendo necessário que descarreguem antes esses documentos. Para esses utilizadores existe uma ferramenta, o KumoSync, que permite manter tudo sincronizado, de forma simples.

Com o KumoSync vão conseguir manter a vossa conta Google Docs (normal ou Apps) sincronizada com o vosso computador. Esta sincronização pode ser feita de forma bidireccional e as alterações que realizarem num dos lados é reflectida no outro.

Ao contrário de outras aplicações similares, o KumoSync permite que escolham a pasta onde pretendem colocar os documentos que estão alojados na Google. Podem também definir várias contas Google para sincronizarem, e para cada uma configurar uma pasta diferente.

O KumoSync fica alojado na área de notificação e a intervalos regulares, e definidos, realiza a sincronização entre as vossas contas definidas e as pastas do vosso sistema. Podem aceder por aí às pastas que configuraram, às definições ou a despoletarem um processo de sincronização.

Na zona de configuração podem definir um conjunto de parâmetros que incluem a definição de um proxy de ligação à Internet, se pretendem ou não que o seja iniciado com o Windows ou, a mais importante delas, quais as ligações/contas que pretendem usar para sincronizar.

É nesta última zona que vão definir as configurações das contas Google que vão ser usadas e sincronizadas. Esta configuração requer parâmetros específicos e por isso existirá uma entrada para cada conta, na zona Sync Mapping.

Para cada conta que definirem, devem colocar o endereço de email e a password, quais as colecções que pretendem sincronizar, qual a directoria a ser usada para alojar os documentos e, se assim o desejarem, qual a letra de uma drive a ser apresentada no sistema, para acesso directo a essa pasta.

No separador seguinte encontram opções relativas à sincronização. Podem definir o sentido da sincronização, qual a fonte primária (disco ou Google), o que fazer em caso de erros ou se pretendem confirmação sempre que eliminarem um documento.

O KumoSync é uma excelente opção para todos os que preferem usar as suites de produtividade instaladas nos seus computadores, mas ao mesmo tempo aproveitar todas as potencialidades que o Google Docs nos oferece.

Devem ter instalado no vosso computador o Microsoft .Net Framework 3.5 para poderem usar o KumoSync. É ainda requerido, naturalmente, uma conta Google.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: KumoSync 1.1.1.0 [2.56MB]
Homepage: KumoSync

Exit mobile version