Pplware

KMess – “O” cliente MSN para Linux

Hoje, após tentar descobrir o porque dos sucessivos encerramentos do Pidgin sem razão aparente, ia pesquisar por algum cliente MSN para Linux, além dos conhecidíssimos aMSN, Kopete, Mercury Messenger, Emesene e outros, eis que descubro o KMess.

Pensei… “Uma aplicação KDE? Não me parece…”. Mas estava enganada. Dei-lhe o benefício da dúvida e decidi experimentar a sua versão mais recente, a 2.0 Beta 1. Não se deixem enganar pelo “Beta”, é realmente muito estável.

Compatibilidade com o protocolo MSN:

Interface agradável:

Extras

Mais uma vez, vamos tomar o Ubuntu como referência, no meu caso o 8.10 Intrepid Ibex. O procedimento é análogo para outras distribuições.

Se pretende a versão estável, e não se importa com algumas funcionalidades a menos, clique aqui, e siga as instruções no ecrã.

Para os mais audazes, vamos proceder à importação do repositório da versão em desenvolvimento.

Abra a consola em Aplicações > Acessórios > Consola.Digite sudo -s e a consola pedirá a sua password. Depois de introduzida, terá acesso total ao sistema. Dependendo da sua versão do Ubuntu, cole os dois comandos um a um, para adicionar o repositório.

8.10 Intrepid Ibex / 9.04 Jaunty Jackalope

echo 'deb http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu intrepid main deb-src http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu intrepid main' >> /etc/apt/sources.list.d/kmess.list

8.04 Hardy Heron

echo 'deb http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu hardy main deb-src http://ppa.launchpad.net/monoxide0184/ppa/ubuntu hardy main' >> /etc/apt/sources.list.d/kmess.list

Ainda na mesma consola, vamos importar a chave de autenticação com o seguinte comando:

apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com 6C74298A32E2984BECA95CD539D1BF435DC11304

E finalmente, podemos actualizar e instalar a aplicação:

Agora já pode experimentar o seu novo cliente MSN, bastando para isso aceder ao menu Aplicações > Internet e seleccionar KMess!

Prós:

Como sou uma pessoa que adora reviver conversas passadas e manter uma espécie de arquivo de logs antigos, fiquei agradavelmente surpreendida com a forma de armazenamento dos logs do KMess.

Também adoro enviar alguns emoticons animados, e irritava-me o Pidgin não permitir isso. E continuo a achar o aMSN demasiado “lento”.

Estados personalizáveis, mensagens auto-reply, mensagens pessoais e mostrar o que se está a ouvir, não dispenso!

Contras:

Ainda sem suporte áudio/vídeo, se precisa mesmo disto, opte como eu pelo o Skype à parte, ou então por clientes MSN como o aMSN ou o Mercury Messenger.

Para quem usa Gnome e não quer instalar as bibliotecas do KDE, torna-se chato. Mas vale bem a pena! E continua a ser rápido.

Veredicto final:

Uma óptima aplicação para mostrar aos amantes do Windows Live Messenger, se pretende ter tudo o que o anterior oferece, prescindir do suporte vídeo e áudio, mas obter uma experiência fantástica. Experimente!

Licença: GPL Sistemas operativos: Linux Download [Ubuntu]: KMess 2.0 Beta 1 (ver artigo) Download [Ubuntu/Debian]: KMess 1.5.2 Download [Outros]: KMess 1.5.2 Homepage: KMess

Exit mobile version