Pplware

KillProcess: “Mate” facilmente processos no Windows

Os sistemas operativos foram concebidos para simplificar a interação do utilizador com o hardware. Além disso, permitem também que se instalem aplicações que, quando executadas no sistema, passam a dominar-se de processos e a consumir recursos ao nível da memória RAM, CPU, GPU, etc.

O KillProcess é um gestor de tarefas alternativo ao que existe no Windows que permite a identificação de processos normais, “processos mistério” e também terminar os mesmos assim o utilizador o desejar para libertar recursos do sistema.

O KillProcess tem a capacidade de terminar com quase todos os processos e serviços a correr no seu sistema, mesmo os protegidos pela Microsoft. Numa fracção de milésimos de segundo a aplicação pode “matar” múltiplos processos, de forma aleatória ou seguindo uma lista predefinida pelo utilizador.

Informação relevante dos processos activos

O programa abre com informação básica sobre os processos em execução, apresentando os mais variados dados:

Após a listagem dos processos podemos ver na janela direita um conjunto de separadores que nos mostram em detalhe toda a informação associada àquele processo e que, mais tarde, irá ajudar-nos a tomar a decisão sobre se devemos ou não encerrar.

Integração com o FileInspect

Uma das grandes vantagens associadas a esta ferramenta reside no separador da direita WEB DATA e FILE DATA. Aqui cada processo por separado pode ser pesquisado via, por exemplo, serviço FileInspect.com melhorando o relatório geral sobre a informação que procuramos. Ainda nesta janela é possível enviar uma busca automática para o Google e pesquisar os resultados no nosso explorador habitual.

Funcionalidades KillProcess

Sem necessidade de grandes alaridos, ao clicar no botão “Kill Process” esse mesmo processo é terminado, mesmo sendo um processo protegido pelo sistema. Será normal que, se tentarmos fechar um processo como o Word receber um aviso a perguntar se pretendemos guardar o nosso trabalho.

Os utilizadores devem ter em conta que ao fechar processos, especialmente se não sabem ou não conseguiram saber mais sobre os mesmos podem estar a perder dados e/ou informação.

Existem alguns extras interessantes do KillProcess como por exemplo a automatização de tarefas, isto é, podemos localizar aplicações e correr um processo de scan para automaticamente, e em intervalos definidos, eliminar esse processo sem termos de andar à «cata» do mesmo. Assim, mesmo que esse processo tente voltar a correr mais tarde o processo volta a eliminar.

Conclusão

No final, podemos dizer que esta ferramenta é sempre uma mais valia e permite aprender um pouco mais com os processos a decorrer no momento em que corre. O gestor de tarefas do Windows faz a mesma coisa? Faz, é verdade, mas não se dedica ao pormenor como dedica o KillProcess.

Claro que os utilizadores mais experientes e com outras necessidades irão ver esta aplicação de outra forma, uma vez que provavelmente procurarão ainda mais configurações e personalizações. Contudo, no geral, esta aplicação serve as necessidades de forma plena da grande maioria dos nossos leitores.

Exit mobile version