Se lhe perguntar que aplicação ou formatos usa como utilitários de compressão rapidamente receberei respostas tipo: .zip, .rar. 7zip, etc… Não vou generalizar mas ando perto de uma maioria absoluta. Há uns tempos vagueava pela net e dei de frente com o KGB Archiver, arrastei a página para uma pasta que tenho nos favoritos com o nome “oficina”. Uns tempos depois recebi essa aplicação como sugestão de um leitor, o DC, confesso que não me lembro quem foi, foi uma excelente sugestão!
Esta aplicação tem uma altíssima taxa de compressão que ultrapassa largamente os mais populares programas do género. Claro, podemos pensar logo que será caríssima tendo em conta a qualidade. Gratuita! Mas confesso que o outro preço a pagar, esse sim é caro; esta aplicação para funcionar exigem processador Pentium IV a 1.5GHz e 256MB de ram, isto para o funcionamento ser pelo menos estável dizem eles, mas 1GB de ram melhora e muito o desempenho. Só para dar uma ideia, com esta ferramenta e muita RAM pode colocar numa disquete o Office 2007 compactado. Surpreso?
Além desta característica impressionante, o KGB Archiver é uma poderosa ferramenta de encriptação AES-256, um algoritmo dos mais poderoso até aos dias de hoje descoberto.