Já por diversas vezes me pediram aplicações para bloquear o teclado e rato de um PC. Na maioria dos casos, a necessidade deste tipo de software prende-se com o facto de haver a necessidade de impedir que certas e determinadas “criaturas” de interromperem processos em que as máquinas devem estar a processar e não devem ser clicadas quaisquer teclas ou botões do rato.
Todos sabemos como por vezes um simples toque no teclado ou movimento do rato conseguem minimizar ou fechar uma janela ou trazer para a frente a interface do leitor de DVD. Pior ainda quando a sequencia de teclas é de tal forma aleatória que é fechada a interface do programa onde estamos à horas a trabalhar! Acontece, acreditem. Para evitar estas situações existe o KeyFreeze, que bloqueia o acesso ao teclado e ao rato.
A utilidade desta pequena ferramenta é grande e os cenários possíveis são vastos. Vão conseguir de forma simples manter o fluxo de informação visível no vosso PC, mas sem a possibilidade de alguém mexer o rato ou teclar o que quer que seja. Conseguem desta forma ter a garantia que nada é interrompido.
A forma de reverter este processo é também ela simples e rápida. Utilizando uma sequência de teclas por demais conhecida podemos trazer de volta o teclado e o rato. Basta que pressionem a sequência Alt + Ctrl + Del e são enviados para o bloqueio da vossa máquina. Aí só têm de carregar na tecla Esc e voltam ao vosso Ambiente de Trabalho.
A utilização do KeyFreeze é extremamente simples. Depois de instalado e lançado, basta que carreguem no único botão da sua interface. É nesse momento iniciado um pequeno contador para que saibam que o processo vai ser iniciado. No final desse tempo o teclado e o rato são bloqueados e a imagem do vosso PC continua a mostrar-vos toda a informação que se está a passar. O KeyFreeze foi entretanto escondido e não é mostrado.
Esta pequena aplicação permite-vos que mantenham controlado o input de dados para o vosso PC. Existem aplicações óbvias, para protecção contra utilizadores mais incautos (crianças, animais ou amigos mais brincalhões), mas se puxarem pela vossa imaginação depressa conseguem determinar outras mais rebuscadas, como a utilização em stands ou lojas onde têm de ter apresentações a correr e não pretendem que estas sejam interrompidas.