Eu tenho um fetiche por estas ferramentas, acreditem, fazem-me muita falta. Então quanto mais fácil for o processo mais tempo poupo em tarefas de renomeação.
Ken Rename é mais uma aplicação das muitas que tenho experimentado, mas esta parece-me mais simples de entender e acima de tudo é muito leve.
O Explorador do Windows é incapaz de renomear utilizando vários critérios, atribui um nome apenas modificando a contagem dos ficheiros em causa. Isso é pouco, muito pouco.
Sim eu sei que no registo do Windows podemos definir, por exemplo, que essa renomeação evita espaços entre caracteres, mas mesmo assim é pouco principalmente para renomear ficheiros em massa.
Ken Renamer consegue renomear múltiplos ficheiros de uma só vez, seguindo uma grande variedade de critérios. Podemos renomear inserindo um prefixo, incluindo a data ou numeração, podemos inserir uma maiúscula ou minúscula apenas, podemos incluir expressões correntes, etc. Temos muito por onde escolher. A par disso, podemos acompanhar em tempo real, se reparar as alterações são mostradas à frente dos ficheiros em causa, será um pré-visualizar dos resultados.
Outra opção igualmente interessante, para determinados utilizadores, é a leitura de metadados EXIF, existente nas fotografias digitais e os ID3 dos ficheiros de música MP3, podendo de igual modo renomear a partir dos parâmetros preferidos, como por exemplo o modelo da câmara ou o nome de um álbum de música.
Para o servir convenientemente, deixo a sugestão acompanhada de outras ferramentas para o mesmo efeito como o ReNamer e o Metamorphose.