A segurança das nossas maquinas deve ser uma preocupação constante na sua gestão. Devemos estar munidos das ferramentas certas e que nos garantam por um lado uma elevada segurança e por outro que nos alertem para problemas no sistema operativo.
Não nos devemos limitar a ter apenas uma ferramenta e é aconselhável ter sempre a possibilidade de ter uma “segunda opinião”. O Kaspersky Security Scan é a ferramenta adequada para essa função.
Esta ferramenta, vinda directamente dos laboratórios da Kaspersky, para além de nos permitir ter acesso a scans de vírus e malware nas nossas máquinas, permite ainda que sejam detectadas e apresentadas outras situações passíveis de necessitarem de intervenção.
Esta não é no entanto uma ferramenta activa. Devemos sempre executá-la e indicar-lhe que queremos que seja feito um scan às nossas drives e SO. É no entanto possível agendar essas análise.
Por outro lado o Kaspersky Security Scan, apesar de apontar os problemas, não tem a capacidade de os resolver. A sua natureza é apontar para produtos da Kaspersky que podem resolve-los. No entanto, e após a sua detecção podemos usar uma qualquer ferramenta gratuita para os resolver.
A interface do Kaspersky Security Scan é de simples utilização e basta carregar numa das duas possibilidades de scan (rápida ou profunda).
À medida que os problemas são detectados o Kaspersky Security Scan alerta na sua interface e podemos de imediato ver o relatório, onde estas são apresentadas.
No final é apresentado um relatório mais detalhado, onde são apresentadas as ocorrências detectadas. Podemos ainda aceder, via browser a um relatório detalhado das ocorrências, para que possamos agir sobre eles.
Usem o Kaspersky Security Scan para complementar os sistemas de protecção que têm instalados na vossa máquina e para que consigam ter um grau mais elevado de protecção e de detecção de problemas.
O Kaspersky Security Scan não é uma ferramenta que deva ser usada uma única vez até porque actualiza-se com frequência, garantindo assim que tem sempre disponível as mais recentes assinaturas de vírus e vulnerabilidades.