Pplware

Kaspersky Lab – Patente que reduz falsos positivos

Kaspersky Lab, líder no mercado de soluções para a segurança de gestão de conteúdos, anuncia o seu sucesso em patentear nos EUA tecnologia de ponta que minimiza o número de falsos positivos.

A tecnologia, de forma rápida e automática, corrige aplicações anti-malware que assinalam objectos seguros como maliciosos; e fá-lo sem comprometer o nível de detecção de malware. A tecnologia patenteada também permite às listas brancas dos objectos limpos serem actualizadas regularmente com mínimo impacto nos recursos.


A patente nº. 7 640 589 foi emitida para a nova tecnologia pelo Serviço de Patentes dos Estados Unidos no dia 29 de Dezembro de 2009. Os autores do pedido de patente – Yuri Mashevsky, Yuri Namestnikov, Nikolay Denishchenko, Pavel Zelensky, Igor Chekunov e Andrey Efremov – são todos especialistas do Kaspersky Lab.

O sistema patenteado corrige automaticamente erros em bancos de dados de antivírus que levam a falsos alarmes. A informação sobre programas, endereços URL ou outros objectos descobertos no computador dum utilizador é enviada imediatamente ao fornecedor de antivírus para ser comparada com listas de referência. Se houver algum resultado, o sistema calcula a probabilidade do objecto ser limpo ou malicioso.

O cálculo é baseado em vários critérios ponderados relacionados com o comportamento do objecto. Se se considerar que um programa é seguro, as bases de dados antivírus são corrigidas imediatamente.

Isto permite que se levem a cabo as mudanças necessárias em tempo real assim que um falso positivo ocorra, assegurando que tais incidentes se limitam a casos isolados. Uma vantagem acrescida do método Kaspersky Lab para a minimização de falsos positivos é que não põe em causa a sensibilidade da detecção malware.

Actualização de listas brancas é outra tarefa importante que requer soluções efectivas automatizadas. O sistema patenteado responde a esta questão ao modificar automaticamente uma lista branca que contenha um objecto reconhecido como malicioso.

Neste momento, Kaspersky Lab tem actualmente mais de cinquenta pedidos de patente pedentes nos EUA, Rússia, China e Europa marcando tecnologias inovadoras desenvolvidas no campo da segurança de informação.


Homepage: Kaspersky

Exit mobile version