Pplware

Jenkins: Servidor de automação direcionado para pipelines CI/CD

Os modelos de programação mudaram muito nos últimos anos. Hoje em dia, o trabalho de programação é feito por várias equipas de programadores que têm de se organizar para obter um produto final (e também várias versões intermédias). Já ouviu falar no Jenkins?


Quando se fala em Continuous Integration (CI) e Continuous Delivery (CD) estamos a falar num conjunto de processos de suporte ao desenvolvimento de software.  Mas mais que uma metodologia, falamos de uma abordagem que introduz a automação e monitorização, em diferentes estágios, do ciclo de desenvolvimento de um software. Pode saber mais sobre este conceito aqui.

O Jenkins é amplamente utilizado para pipelines de integração contínua e entrega contínua (CI/CD). Este servidor, originalmente designado de Hudsonm foi desenvolvido em 2004 por Kohsuke Kawaguchi quando trabalhava na Sun Microsystems. Permite que os programadores automatizem o processo de construção, teste e implantação de software, possibilitando uma entrega mais rápida e confiável de apps.

O Jenkins é altamente personalizável e suporta um vasto ecossistema de plugins que aumentam as funcionalidades da plataforma para integrar com diversas ferramentas e tecnologias. É um elemento fundamental em muitos ambientes de desenvolvimento de software para otimizar os fluxos de trabalho de desenvolvimento.

Principais funcionalidades suportadas do Jenkins

Algumas das principais funcionalidades incluem:

Jenkins

Exit mobile version