A tecnologia existe e está ao dispor de quem a quiser adoptar e acima de tudo está pronta a ser adaptada às várias situações que se criam. Lembram-se certamente, nas várias opções que já mostramos aqui no Pplware, sobre espaços remotos de transferência de ficheiros. Falamos no Dropbox, no Syncplicity, Windows Live Sync e no Live Mesh, certo?
Pois bem, a ideia hoje é a mesma mas apenas no aspecto da partilha e do convite à partilha. Isto é, Jake, uma aplicação multi-plataforma, permite que se faça um espaço comum de depósito de ficheiros e troca de dados mas usando, não um serviço remoto de alojamento, mas a nossa própria máquina.
É muito simples, usando a tecnologia Peer2Peer, vulgo P2P, vamos criar um canal de confiança entre uma determinada pasta que criamos no nosso computador para convidar amigos a depositar lá ou a recolher de lá o que quiserem.
Os dados transferidos são baseados no protocolo XMPP. Estes dados, usando este protocolo, são encriptados nos servidores do XMPP, visando uma maior protecção dos dados transferidos.
Claro que o ideal será ter em ambos os lados, pastas partilhadas, criando uma rede de tráfego entre várias contas.
Depois a velocidade depende da nossa ligação, no entanto é muito interessante, principalmente se tiver material muito grandes (gigas e gigas de material) que quira passar a uma amigo.
A aplicação tem vários serviços de aviso e de informação, podendo dar ao utilizador relatórios de todo o tráfego ocorrido na pasta partilhada. O utilizador também pode bloquear a pastas ou as pastas que partilhou, bastando para isso chamar o comando existenta na barre de menus.
Descubra o Jake e use todo o seu potencial de partilha. Estes dados e caso tenha uma máquina equipada com um sistema de segurança pro-activo, serão filtrados antes de chegarem de modo definitivo ao seu sistema, evitando assim a recepção de malware existente na outra parte.
É gratuito, portátil e apenas necessita que tenha uma conta do Gmail, para se poder autenticar. Depois… tudo é simples.