A Apple lançou no passado dia 28 de Janeiro a mais recente versão do iOS. A versão 6.1 não trouxe muitas novidades, mas algumas das que foram apresentadas são sem duvida muito interessantes.
Desde esse dia, que foi iniciada a famosa corrida para ver qual das equipas dedicadas a esta tarefa conseguia quebrar o iOS e apresentava um JailBreak estável e simples de aplicar.
No dia seguinte ao lançamento do iOS 6.1 surgiu uma primeira versão, não completa e nem disponível para todos. Hoje, há relativamente poucas horas, a versão que todos esperavam ficou finalmente disponível. Já existe JailBreak para o iOS 6.1, untethered (ou seja definitivo – sem a necessidade de ser aplicado a cada reboot) e para todos os dispositivos!
A primeira versão que surgiu, não estava ainda disponível para todos os dispositivos Apple e obrigava a que de cada vez que fosse feito um reboot ao dispositivo era necessário aplicar novamente o Jailbreak.
Esta não era uma situação muito agradável para todos os que pretendiam libertar os seus dispositivos e a procura da solução perfeita continuou. Havia fortes indícios de que a nova versão, completa e definitiva, surgiria por estes dias.
Tal como prometido a solução surgiu há pouco mais de 4 horas através da equipa evad3rs. Esta equipa disponibilizou a ferramenta evasi0n, que permite que desbloqueiem o vosso dispositivo e tenham acesso ao mercado de aplicações alternativo, o Cydia.
Esta é, como seria de esperar uma ferramenta muito simples de utilizar e que com um simples clique e um conjunto de reboots do vosso equipamento o deixem liberto dos bloqueios que a Apple introduz aos seus equipamentos.
Todos os que já aplicaram JailBreak alguma vez vão notar algumas diferenças nesta aplicação e na forma como ela liberta os dispositivos.
Em primeiro lugar requer mais reboots que o normal e depois é necessário que a meio deste processo executem uma aplicação que ficará instalada provisoriamente no vosso dispositivo.
À parte dessas duas notas todo o processo é automático e decorre em pouco mais de 5 minutos. No seu final estão com o vosso dispositivo desbloqueado e com acesso à Cydia.
Lembrem-se sempre que para aplicarem este processo é aconselhável que realizem antes um backup total e que este processo pode inviabilizar a garantia do vosso equipamento. Façam-no por vossa conta e risco e sempre com estes dois conselhos presentes.
Para pretenderem ver como o processo se realiza de forma simples ou para terem algum apoio adicional disponibilizamos um vídeo que mostra os passos a serem seguidos.
Mais uma vez é possível contornar as limitações impostas pela Apple ao sistema operativo dos seus dispositivos móveis. Desta vez foi a evad3rs, através da ferramenta evasi0n disponível para Linux, Mac e Windows, a trazer a solução.
Este é um processo extremamente simples de realizar e com vantagens óbvias e que todos bem conhecem. O JailBreak ao vosso dispositivo permite que alarguem o leque de aplicações e permite também aceder a outras funcionalidades que não estão acessíveis da forma normal.
O evasi0n está disponível para Linux, Mac e Windows e pode fazer o JailBreak em qualquer iPhone, iPad e iPod Touch que esteja a correr a versão 6.0 ou posterior do iOS.