Funções essas que passam pela gravação de imagens dos CD’s e DVD’s (o suporte para gravar as imagens de DVD’s só se encontra disponível para o Windows Vista e windows 7), copiar discos, fazer imagens ISO de dados que se pretenda mais tarde compilar em CD.
ISO Recorder apareceu pela primeira vez durante a distribuição do Windows XP, quando pela primeira vez a Microsoft distribuiu as suas versões neste formato ISO.
Hoje o formato é bastante utilizado, permitindo transportar sem alteração dos conteúdos, protegidos e desprotegidos, de forma imaculada. A sua composição compacta permite voltar a gravar sem que se perca qualquer definição.
Esta versão que vos mostro é muito simples de utilizar, em qualquer suporte óptico pode aplicar a conversão e transformar o conteúdo num ISO.
Como depois de instalada a aplicação acomoda-se no menu de contexto, temos simplesmente que dar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Criar ficheiro de imagem ISO”
O assistente pede-lhe o nome e destino do ISO, permitindo se necessário inserir uma imagem de arranque.
Aguardamos de seguida que a aplicação construa o ISO, para iso terá de agregar toda a estrutura que seleccionou, poderá demorar alguns minutos tendo em conta o tamanho do ficheiro.
Temos agora o nosso ISO criado. Podemos transportar a informação neste formato e com um emulador de drivers virtuais abrir como se se tratasse de uma drive óptica.
Imagine que foi a casa de um amigo e este passou-lhe um ISO de um determinado DVD, bom, agora tem de fazer o seu DVD, simplesmente use o menu de contexto e grave o ISO em formato original, pronto a correr em qualquer leitor de DVD.
Este sistema evita a instalação de outras aplicações mais pesadas, isto se for um utilizador esporádico deste tipo de estrutura de gravação, pois esta ferramenta não contempla outras opções avançadas. Para o gasto serve perfeitamente.