Estava a ler há dias sobre esta aplicação e tentava compreender para que serviria na realidade. Li algumas coisas, testei e, embora não tenha tirado um proveito notório, reparei que esta aplicação é um “must have” para os amantes do alto desempenho (overclock). Então prestei mais atenção à ferramenta.
IntelBurnTest estimula os processadores Core 2 da Intel para que atinjam o máximo de performance esforçando os seus próprios limites, indo mesmo ao ponto extremo de funcionamento. Com este comportamento, segundo a própria Intel, fica garantido o melhor funcionamento dos Linpacks.
Mas o que são os Linpacks?
LINPACK é uma biblioteca de software para a realização de álgebra linear numérica em computadores digitais. Foi escrito em Fortran por Jack Dongarra, Jim Bunch, Moler Cleve, Gilbert e Stewart e foi destinado ao uso em supercomputadores nos anos 1970 e início de 1980. É um dos mais utilizados em sistemas científicos e de engenharia.
Para que serve o LinPack
Para benchmarks. Estes benchmarks LINPACK são uma medida de energia de um sistema virgula flutuante de computação. Introduzido por Jack Dongarra, eles medem o quão rápido um computador resolve um N por N denso sistema de equações lineares Ax = b, que é uma tarefa comum em engenharia.
A solução é obtida pela eliminação de Gauss com pivotagem parcial, com 2 / 3 »N3 + 2» N2 operações de virgula flutuante. O resultado é apresentado em milhões de operações de ponto flutuante por segundo (MFLOP / s, às vezes chamado simplesmente FLOPS).
Para que serve IntelBurnTest
Esta aplicação é muito específica, destina-se a testar a estabilidade e o grau de desempenho que um processador é capaz de suportar. A aplicação esforça ao máximo o processador fazendo com que atinja rapidamente temperaturas máximas de alto desempenho. Além disso, informa qual a velocidade máxima do processador.
Obviamente não é um software para um utilizador comum usar, a não ser que tenha problemas de sobre-aquecimento e queira despistar testando o processador em alto desempenho. Mas mesmo assim este software tem propósitos bem mais especializados.
Recomenda-se a sua utilização em Windows a 64 bits para testar a precisão dos processadores.
Para utilizar esta ferramenta, escolha o nível de stress que quer submeter o processador: Maximum (utiliza o máximo de memória RAM disponível); Very High (utiliza 4 GB de RAM); High (utiliza 2 GB de RAM); Standard (utiliza 1 GB de RAM) e Custom (utiliza a memória que tem disponível).
Atenção:
Esta ferramenta não é para “iniciantes no overclocking”. O programa irá determinar uma carga de stress elevada no processador, na memória, no North Bridge e noutros componentes. Antes de executar esta aplicação, verifique que o computador está frio e bem ventilado.