Pplware

Insync – o sincronizador de ficheiros da conta Google

O armazenamento na cloud é actualmente indispensável. Esteja onde estiver, seja qual for o dispositivo disponível, pode aceder a toda a sua biblioteca de conteúdo digital. A fasquia está elevada e não falta concorrência nesta área (e ainda bem), mas se quer um bom serviço com muito espaço disponível, há um preço a pagar.

O Dropbox é o serviço rei nesta área, ainda mais com o acumular de ofertas se espaço que têm surgido, no entanto caso o espaço gratuito disponível não seja suficiente será necessário pagar para obter mais espaço, onde neste caso 50GB custam $99/ano! É caro, sim, mas na Google há mais por muito menos, considerando por exemplo os pacotes de 20GB por $5/ano ou 80GB por $20/ano.

A oferta da Google é bastante aliciante mas falta um sincronizador para PC… Faltava! Agora existe o Insync!

O Insync possibilita a sincronização de todo o conteúdo do Google Docs com uma pasta no PC, à semelhança do que faz o Dropbox. Após instalar o sincronizador, surge imediatamente uma página no Browser que pede permissão para aceder à conta. Assim que a permissão é dada (na conta escolhida), resta apenas identificar o computador e tudo fica imediatamente a funcionar.

Todos os ficheiros do Google Docs são descarregados automaticamente para a localização Documentos\Insync\email_google@gmail.com nas respectivas pastas, com a mesma organização já estabelecida. A partir daqui, resta apenas usar esta pasta e colocar-lhe o que bem entender para poder aceder a esse conteúdo a partir de outros dispositivos. É possível adicionar várias contas à sincronização, simultaneamente, mantendo toda a informação sincronizada a cada instante.

Todos os tipos de ficheiros são admissíveis, tal como já o são a partir da interface online do Google Docs. Nos dispositivos móveis continua a poder aceder e descarregar facilmente todos os conteúdos com a aplicação Google Docs para Android, GoDocs para iOS (ou outras aplicações) ou mesmo através do Browser.

O Insync está ainda em versão beta, estando já disponíveis versões para Windows e Mac OS. Esperam-se brevemente novidades de aplicações para as restantes plataformas mais utilizadas, estado apontada uma versão para Android ainda este mês e mais tarde para Linux e iOS. Estão ainda previstas funcionalidades como a utilização de contas Google Apps, sincronização selectiva, sincronização de outras pastas no PC, sincronização automática em dispositivos móveis, etc.

 

Exit mobile version