Já lhe aconteceu apagar um documento directamente da sua penUSB e depois dar conta que precisa dele? Conseguiu recuperar o documento apagado da penUSB?
Não pois não?
Não é que o documento esteja irremediavelmente perdido… não, ele pode ser recuperado mas não é uma tarefa assim simples e directa, exige algum conhecimento de ferramentas próprias para tal. Mas, sem stress e sem complicações pode usar o iBin.
Volto a afirmar que o que é apagado na pen não é perdido para toda a eternidade e agora tem a possibilidade de usar ferramentas que lhe facilitam a vida.
Há uma razão para que faça sentido apostar nestas ferramentas: a vulgarização da utilização da penUSB como disco principal das nossas acções.
Como é interessante transportar os nossos dados numa pen e fazer dessa penUSB um disco para todo o nosso trabalho, nada como criar uma “Reciclagem”. Para isso foi-nos sugerido por um utilizador (a.k.a Kodiak), no nosso fórum, que experimentássemos o iBin.
O projecto iBin foi desenvolvido para tornar mais simples a gestão dos ficheiros apagados dentro de um dispositivo de armazenamento USB. Esta ferramenta mantém num local seguro os ficheiro apagados para que não sejam sobrepostos por outros, como aconteceria num processo normal.
O iBin Dump System corre no sistema em modo secundário e detecta na janela do dispositivo USB que algo foi apagado a mando do utilizador.
Então esta ferramenta permite 3 opções:
- Apagar os dados
- Despejar os dados dentro do recipiente iBin
- Cancelar a operação
No restauro da informação apagada, volta a ter 3 opções disponíveis:
- Duplicar os dados recuperados
- Substituir os dados existentes pelos apagados
- Ignorar a recuperação dos dados
Mas a aplicação permite também automatizar a limpeza do conteúdo do iBin: pode parametrizar um espaço temporal para que de forma automática os dados sejam apagados definitivamente da reciclagem iBin. Além disso, caso pretenda, pode ciar teclas de atalho que permitem executar as operações acima mencionadas a pedido. Estão disponíveis na janela Opções personalizadas estas e outras opções. Procure na barra de tarefas pelo ícone e clique com o botão direito do rato.
Para quem usa e abusa das opções dos suportes de armazenamento externo, este é um excelente programa.
Artigos relacionados:
- Versão portátil do Windows 7
- Windows XP numa penUSB
- WinPenPack 3.6 – O escritório na penUSB
- EjectUSB 1.6 – Feche e remova em segurança
- USB Safeguard 1.0 – Proteja a sua penUSB