Processador, memória, disco, placa gráfica, BIOS e o resto da família fazem parte do meu computador, verdade? Mas como sei se estão a funcionar correctamente? Como posso saber as suas características, nomes e fabricantes? Provavelmente terei de abrir a máquina ou ler aquele livrinho de 200 páginas que veio na caixa, será assim?
Claro que não. Aliás para quem nos segue estas questões já nem fazem sentido. São tantas as ferramentas que nos permitem ter acesso a estas informações que só mesmo a pedido é que já abrimos o leque para mais uma. Assim foi com o HWiNFO.
Na verdade até tem o seu lugar, esta ferramenta é portátil, logo escusa de pensar que será mais uma aplicação a encher o seu registo. Não, simplesmente descarregue e veja o que lhe pode ser útil tanta informação que lhe será a presentada.
Logo ao abrir a aplicação presenteia-o com um resumo das “entranhas” do seu computador. Será um mundo Matrix? Nem pensar, são apenas os seus componentes devidamente catalogados.
Poderá ter acesso a informações dos seguintes componentes:
- Processador
- Motherboard
- Memória
- Bus
- Placa Gráfica
- Ecrã
- Drivers
- Áudio
- Rede
- Portas
- Bateria
Além das descrições dos componentes e dos seus derivados e complementos, a aplicação permite que tenha acesso aos sensores da máquina e receba as temperaturas que cada componente medido está a registar. Sim, é aqui que pode ver se algum está febril.
Além desta pequena pérola, podemos saltar para outra “ostra” e retirar outra pérola também especial: benchmarks. Comparativos que lhe darão uma informação relativa e útil para ter ideia da actualidade e modernidade dos seus componentes face ao mercado.
Mas em caso de “overclock” a algum dispositivo, o ideal será primeiro tirar relatório em modo original, fazer as devidas e cautelosas alterações e depois reportar os novos valores. Pode mesmo exportar a situação da máquina.
Por falar em situação da máquina, estes relatórios são excelentes para quem queira enviar o estado da máquina para um administrador de rede, caso este não consiga ter acesso remoto.
À pouco falei-lhe em overclock… sim eu sei que quem o faz por norma utiliza vários tipos de aplicações deste género, mas não se assuste com a palavra: há por exemplo, software que “esforça” a sua placa gráfica obrigando-a a dar um pouco mais.. digamos que é um overclock controlado. Verifique temperaturas e taxas de esforço.
Alternativas:
- Hmonitor 1.14
- HWM BlackBox 1.1.6
- Fresh Diagnose 8.18
- CPU-Z 1.52.2
- PC Wizard 2009.1.89
- QuickSys MyWinQ 0.3.1 Beta
- SIW (System Info) 2009.07.28