Cada vez mais as instituições disponibilizam o sinal wireless aos seus clientes. Há espaços públicos onde se encontram vários sinais disponíveis, é só escolher e ligar. Mas se existem vários como sei o que escolher? Será somente pela força do sinal?
Redes livres sem protecção são comuns em muitos locais, principalmente nesta altura de esplanadas e jardins com espaços onde podemos abrir o portátil e estar tranquilamente a navegar. Cruzam-se redes abertas para o utilizador poder ter sinal navegável. A questão é como saber qual o melhor. Existem várias ferramentas que nos permitem saber isso.
Hoje deixo-vos o Homedale que verifica as redes existentes e nos informa sobre diferentes variáveis qual a melhor.
A principal informação que o utilizador precisa é a força do sinal WLAN, esta informação irá dizer-lhe qual a melhor conexão WiFi existente nesse lugar. À parte disso poderá ter toda a informação respeitante ao tipo de encriptação (WEP/WPA/WPA2), velocidade, canal, frequência, entre outras comparações gráficas muito interessantes.
Como é uma ferramenta “portable” pode ser utilizada a partir de um qualquer suporte USB, basta correr o executável e a aplicação começará de imediato a detectar as ligações WiFi à sua volta. Por predefinição, aparecerá o seu adaptador e encontrará alguma informação sobre o mesmo.
O separador Access Points e o separador Access Point Signal Graph oferecem um visão completa de todas as redes wireless detectadas. Pena que neste momento os meus vizinhos já estejam a dormir e não possa deixar mais exemplos para poderem ver as diferenças… seja como for, o sinal do meu vizinho da frente é bem mais forte que o meu, daqui do lugar de onde tenho o portátil… interessante!
Alternativas: