Boas. Hoje venho-vos falar de uma aplicação que me ajudou e ajuda bastante no dia-a-dia… Quantas vezes vos aconteceu olharem para o saldo da vossa conta bancária e pensar “Onde raio foi que gastei tanto dinheiro?”. Se forem como muita gente, muitas vezes…
A aplicação que hoje vos apresento serve para gerir de forma simples e eficaz as vossas finanças, ou seja, como gastam, onde gastam, etc.
O HomeBank prima pela sua simplicidade e facilidade de uso, não sendo necessário perder “horas” a configurá-lo (para alguém que como eu gosta de ter tudo “direitinho”).
Ou seja, saber as entidades a quem se paga, de quem se recebe, etc. ao invés de ter tudo categorizado de uma forma abrangente, perde obviamente tempo. Claro há outras ferramentas, mas também nessas perderia, mais não fosse a pagar a licença, como por exemplo no Microsoft Money ou Quicken, no HomeBank de licenças gasta… NADA, nem para o ter ou usar, porque é GRATUITO.
Para instalar no Windows, podem fazer download no site oficial. Mas atenção, para funcionar têm de ter instalado no vosso sistema Windows o GTK+ Runtime Environment Installer
Para instalar no Ubuntu, basta: seleccionar Aplicações → Adicionar/Remover Aplicações… → procurar “homebank” → seleccionar o HomeBank → clicar em “Aplicar Alterações”
Para instalar em Mac ou noutras distribuições Linux, podem ver os passos também no site oficial.
Como podem ver, também tem a grande vantagem de ser Open-Source e funcionar nos mais usados SO’s.
Funcionalidades específicas do HomeBank mais importantes:
- Movimentos/transacções pré-definidas, que podem ser automatizadas
- Preencher um movimento/transacção através de um “favorito”
- Adicionar movimentos/transacções por “herança” de existentes
- Fácil transferência entre contas, que pode ser automatizada
- Filtros dinâmicos de movimentos/transacções em todo o lado
- Lembrete/nota de movimento/transacção (tipo ‘post-it’)
Outra grande vantagem do HomeBank é que não só serve para pessoas que querem uma gestão “rápida” mas também para quem a quer mais “detalhada”, pois pode gerar relatórios e gráficos onde se torna facilmente visível onde gastamos a maior parte do nosso dinheiro.
NOTA: Este artigo foi escrito por Bruno Bernardino Para o Pplware.