Com esta moda dos netbooks, muito material, antes guardado em disco ópticos (CD’s e DVD’s), tem agora de estar disponível noutros dispositivos de armazenamento, discos rígidos e pensUSB, por exemplo. Há discos e discos e ao escolher é interessante que se escolham os mais rápidos, os mais fiáveis e acima de tudo os que apresentam a melhor relação preço-qualidade.
Qualidade porque como são portáteis estão sujeitos a dar uns trambolhões e, mais tarde ou mais cedo, o disco com tanto sobressalto começa a dar de si. Não me diga que o seu já faz uns barulhos estranhos? E em termos de velocidade? Qual o dispositivo que lhe permite copiar de um lado para o outro de forma mais rápida?
Bom, nem sempre sabemos se o que temos é rápido ou não, muitas vezes culpamos o sistema operativo da lentidão de uma transferência e na verdade é o dispositivo ou mesmo os drivers incorrectos que controlam a posta USB.
Para satisfazer a minha curiosidade e para medir a taxa de transferência de um leitor/gravador externo que adquiri para o Magalhães utilizei uma aplicação portátil e muito simples de utilizar
HD Speed
HD Speed permite medir a taxa de transferência do disco rígido, do disco externo, do leitor de CD-ROM ou DVD-ROM, exibindo um gráfico em tempo real e assinalando erros de leitura se os houver.
Então medi tudo o que utilizo para transportar dados e comparei-os entre eles.
Leitura da taxa de transferência do meu disco rígido interno:
Leitura da taxa de transferência do meu disco rígido externo:
Leitura da taxa de transferência do leitor externo de DVD’s:
Leitura da taxa de transferência de uma vulgar penUSB:
De facto os resultados foram o esperado, se bem que achava a leitura do leitor externo ligeiramente melhor. Use este pequeno utensílio para analisar os seus dispositivos sob o ponto de vista da taxa de transferência.
Artigos relacionados: